Civitanova e Trentino em vantagem na semi
Playoffs semifinais do Campeonato Italiano começaram nesta quinta-feira (13/4)
As semifinais do Campeonato Italiano masculino 2022/2023 começaram nesta quinta-feira (13/4) com domínio dos mandantes. Jogando em casa, Civitanova e Trentino saíram na frente de Milão e Piacenza, respectivamente, com vitórias por 3 sets a 0. Nos ginásios, homenagens para Julia Ituma, encontrada morta nesta manhã na Turquia.
O Civitanova não deu chances ao Milão, responsável por surpreender o líder Perugia, vencendo por 25-17, 25-22 e 25-17. O búlgaro Aleksandar Nikolov, ponteiro atualizado como oposto, liderou os donos da casa na pontuação: 17 acertos (15 no ataque, com 60% de acerto) e dois aces. Já Ivan Zaytsev, deslocado para a ponta, teve percentuais extremamente bons: 91% de positividade no passe e 82% no ataque. A destacar ainda os 13 pontos do ponteiro cubano Yant Herrera.
Já Milão não conseguiu imprimir um bom ritmo no saque e viu seus atacantes com pouco eficiência. O único a chegar aos dois dígitos de pontuação foi o oposto francês Jean Patry, com 12, mas abaixo de 50% no aproveitamento. O japonês Yuki Ishikawa somou apenas sete.
No outro jogo do dia, Piacenza até deu um pouco mais de trabalho nos sets iniciais, mas não resistiu ao Trentino: 25-23, 25-22 e 25-18. O ponteiro Daniele Lavia liderou o time da casa na pontuação: 13, sendo 12 deles no ataque, com 63% de aproveitamento. O veterano búlgaro Matey Kaziyski colaborou com 11. Coletivamente, destaque para os 11 pontos de bloqueio do Trentino.
O Piacenza, por sua vez, errou demais no saque (18) e sentiu a virada sofrida no primeiro set. Leal, Simon e Romanò terminaram com nove pontos cada. Lucarelli anotou seis.
Os times voltarão a jogar pela série em melhor de cinco no fim de semana no domingo, com Civitanova e Trentino agora atuando como visitantes.