Paulo Coco: “Devíamos essa conquista ao Praia”
Treinador da equipe mineira relembra frase de Zé Roberto após ouro olímpico em Pequim 2008: "Nos chamaram de amarelões, mas é amarelo ouro"
Eleito o melhor técnico da Superliga Feminina 1XBet, Paulo Coco lembrou uma frase do amigo José Roberto Guimarães após a conquista do ouro olímpico em Pequim 2008 para celebrar o título do torneio nacional à frente do Dentil/Praia Clube, e admitiu que tinha uma dívida com os mineiros.
Assim como a equipe verde e amarela naquela época, o time de Uberlândia viveu uma temporada de pressão devido às batidas na trave nos últimos anos. Desta vez, a vitória sobre o Gerdau Minas por 3 a 0 na decisão mostrou uma nova cara de suas comandadas e botou para fora o grito entalado de campeão.
– Merecemos muito. Foi a coroação de um trabalho de muitos anos. O Praia Clube tem feito um trabalho brilhante em diversas modalidades e devíamos essa conquista à diretoria. Esse título estava engasgado. Fomos chamados de amarelões. Parafraseando o Zé (Roberto) em 2008, é amarelo, mas agora é amarelo ouro. Batemos na trave por muitos anos. Mas as jogadoras entenderam que não ganham nada sozinhas. Quando tentaram sozinhas, perdemos. Quando fomos um grupo, ganhamos. Tivemos de ter muita resiliência para aguentar os momentos difíceis. O Minas sempre lidava com os momentos difíceis, nas finais, de uma maneira melhor. Mas agora somos bicampeões – celebrou Paulo Coco.
A partida decisiva foi marcada pelo nervosismo, mas, diferentemente do que aconteceu nas duas últimas temporadas, o Praia não perdeu a lucidez e soube se recuperar de situações desfavoráveis. O Minas chegou a impor forte pressão no saque no terceiro set e quase reagiu, mas as donas da casa foram superiores.
– Foi um jogo de altos e baixos e as duas equipes alternaram bastante. Nosso time conseguiu segurar a pressão nos momentos de dificuldade, o que faltou nos últimos três anos. O nosso mental estava mais forte e o time entendeu a importância da coletividade. Esses foram fatores fundamentais para o título – analisou Paulo Coco.