Fenerbahce é o novo campeão turco
Série contra o Eczacibasi foi encerrada nesta quinta-feira, em Istambul
O currículo das brasileiras Macris e Ana Cristina agora tem a conquista do Campeonato Turco. O título da temporada 2022/2023 foi garantido pelo Fenerbahce, nesta quinta-feira (11/5), com a terceira vitória consecutiva sobre o Eczacibasi, desta vez por 3 sets a 2, parciais de 28-26, 21-25, 25-21, 24-26 e 15-8, em Istambul.
O resultado fechou a série em melhor de cinco em 3 a 0. Festa do Fener na casa do rival, que curiosamente havia iniciado as finais invicto na competição com 28 vitórias seguidas.
Para voltar a vencer o Campeonato Turco, o Fenerbahce precisou superar situações complicadas em quadra, principalmente no primeiro set, e escolhas duvidosas do técnico Zoran Terzic no segundo.
Na parcial de abertura, o Eczacibasi, com a obrigação de vencer, esteve melhor e no comando da parcial quase até o fim. Teve uma série de set points para abrir 1 a 0, mas parou no bloqueio do Fener, com Fedorovtseva, Kalac e Erdem aparecendo em momentos decisivos no fundamento.
O triunfo foi sucedido por uma grande surpresa. Terzic tirou Vargas e Macris de quadra. Aparentemente a oposta vinha se sentindo mal e precisou ser sacada, tanto que tinha feito apenas um ponto até então. Mas, para cumprir a regra de três estrangeiras em quadra, ele precisou tirar Macris, já que optou por Lazareva e não por Boz.
O Fenerbahce nitidamente sentiu as ausências. Para voltar com a levantadora brasileira, Terzic fez outra aposta irritada: trocar Ana Cristina por Ismailoglu. Com um time com pouca identidade em quadra, o Fener foi derrotado.
Para o terceiro set, Terzic voltou com suas titulares. E o jogo novamente mudou de mãos. Vargas voltou a aparecer bem, enquanto Arina Fedorovtseva conduzia o time ofensivamente. Quem, desta vez, precisou apostar em um tudo ou nada foi Ferhat Akbas, trocando Boskovic, após ser bloqueada algumas vezes, por Fabris. O time só reagiu no fim, mas a parcial já estava praticamente perdida.
No tudo ou nada, o Eczacibasi saiu na frente no quarto set, mas voltou a ter pesadelos com o block do Fener, responsável por 22 pontos no jogo de hoje. O Fenerbahce chegou a ter 22 a 18, mas viu uma rede travar, sem Fedorovtseva, permitiu a reação das donas da casa e viu o jogo se arrastar para o tie-break.
O revés sofrido não abateu o emocional do Fener, que voltou com tudo, abriu de cara 8 a 2 e depois apenas administrou para sacramentar a conquista.
Vargas foi a maior pontuadora do Fenerbahce, com 19 acertos. Todas as atacantes titulares chegaram aos dois dígitos de pontuação: Ana Cristina (14), Fedorovtseva (16), Erdem (13) e Kalac (15). Macris anotou dois. Pelo Eczacibasi, Boskovic fez 18, menos do que sua média, seguida por Saliha Sahin (14) e Voronkova (14).