Praia bate Bauru, vai ao Mundial e pega o Minas neste domingo
Dentil Praia Clube e Gerdau Minas disputam o título do Sul-Americano de Clubes neste domingo, em Uberlândia
Vai ter mais um Praia x Minas para encerrar a temporada de clubes no Brasil. O Dentil Praia Clube derrotou o Sesi Bauru por 3 sets a 0 – parciais de 25-16, 25-15, 25-19 -, na noite deste sábado (13/5), na Arena Praia, em Uberlândia (MG), pela semifinal do Campeonato Sul-Americano de Clubes e vai enfrentar, neste domingo, o Gerdau Minas, pelo título da competição. A decisão será às 20h, com transmissão pelo SporTV 2 e YouTube da Confederação Sul-Americana.
As mineiras da capital garantiram a vaga na decisão – e também no Mundial de Clubes, já que o Sula classifica os dois primeiros colocados para o torneio de dezembro – ao derrotar o Regata Lima, do Peru, na abertura da rodada deste sábado, por 3 sets a 0. Antes de Minas x Praia, Sesi Bauru e Regatas Lima disputam o terceiro lugar da competição a partir das 17h30, também com transmissão pelo SporTV 2.
A central dominicana Jineiry Martinez, do Praia, marcou 15 pontos na partida e foi eleita a melhor em quadra. Brayelin foi a maior pontuadora do jogo, com 18 acertos. Edinara, o destaque do Sesi Bauru, fez 12 pontos. Paulo Coco manteve a formação que deu certo na conquista da Superliga, há menos de uma semana, com a ponteira Anne Buijs na saída de rede e Brayelin e Kasiely nas pontas.
Essa será a quinta final consecutiva entre Minas e Praia no Sul-Americano de Clubes. O Minas foi campeão em quatro edições (2019, 2020 e 2022) e o Praia em 2021. As minastenistas buscam o pentacampeonato. Ganharam também em 2018, na final contra o Sesc RJ.
Nesta temporada, Minas e Praia decidiram três torneios até aqui. As comandadas pelo técnico Nicola Negro saíram campeãs no Campeonato Mineiro e na Copa Brasil, enquanto as comandadas por Paulo Coco conquistaram a Superliga, no último domingo, no Sabiazinho.
DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Anne Buijs, Jineiry Martinez, Carol, Brayelin Martinez, Kasiely e Suelen (líbero). Técnico: Paulo Coco
SESI BAURU: Dani Lins, Edinara, Mayhara, Lorena, Karina, Thaisinha e Letícia (líbero). Entraram: Maiara Basso, Gabi Dutra, Ananda, Mayany. Técnico: Sérgio Negrão.