Perugia fora das ligas europeias repercute na Itália
Time das estrelas caiu muito de produção na reta final da temporada
“Faltou personalidade”. Assim o técnico Andrea Anastasi definiu o fim desastroso de temporada do Perugia. Neste sábado (13/5), o atual campeão mundial foi derrotado pelo Monza por 3 a 2 (21-25, 25-15, 19-25, 26-24 e 15-10), na final do playoff de consolação do Campeonato Italiano 2022/2023, valendo o quinto lugar.
Com o resultado, o Monza, do levantador Fernando Cachopa, garantiu vaga na Copa Challenge, a terceira competição europeia em importância. Já o Perugia, que jogava em casa, diante de 2.500 torcedores, acaba a temporada de mãos abanando e sem vaga nas próximas competições de clubes do continente (Champions, CEV ou Challenge).
O treinador, que já sabe que deixará o cargo, reclamou do time, que na virada de 2022 vinha de título inédito no Mundial e uma temporada regular invicta no Italiano. Na sequência, perdeu a Copa Itália, caiu nas quartas de final do torneio local diante do Milão e parou nas semifinais da Champions League no duelo com o Zaksa (POL).
– Hoje estou desiludido. Um ano de recorde na primeira fase, depois muitas controvérsias, consequências negativas, muitas coisas que não deram certo – disse Anastasi.
Para Gino Sirci, presidente do Perugia, foi uma temporada “escandalosa, com uma gestão insuficiente”.
O levantador Simone Giannelli também lamentou a forma com que a temporada do Perugia terminou:
– Sinto muito. Essa era a nossa final, queríamos ganhar a vaga, mas a quadra assim decidiu. Isso é esporte. Foi uma partida equilibrada, não quero achar desculpa, mas tivemos a chance de fechar no quarto set. Temos de valorizar esta experiência para construir a próxima temporada da melhor forma possível – comentou.
No jogo, o destaque do Perugia foi o oposto Kamil Rychlicki, com 22 pontos. No Monza, quatro jogadores tiveram pontuações bem próximos: Maar (21), Grozer (17), Davyskiba (16) e Galassi (15).
Entre os brasileiros, Cachopa marcou um ponto no saque. Flávio, que só recebeu uma bola pra atacar em três sets, terminou também com um ponto no bloqueio.
Nos torneios europeus da temporada 23/24, as vagas italianas ficaram assim divididas:
Champions League: Trentino, Civitanova e Piacenza
Copa CEV: Milão
Copa Challenge: Monza