Turquia
Home Destaques Turquia, de Vargas, vence e convence
Destaques - Liga das Nações - 3 de junho de 2023

Turquia, de Vargas, vence e convence

Início da era Santarelli é promissor na seleção feminina turca


Encerrando o sábado de Liga das Nações feminina, a Turquia, embalada na era Daniele Santarelli, bateu a Itália em sets diretos (25-19, 26-24 e 25-19). Reforçada ainda pela chegada da oposta Melissa Vargas, a seleção turca começa a competição em grande fase, emplacando três vitórias seguidas.

Contando com apoio de quase 11 mil torcedores (10.978), melhor público da VNL até aqui, em Antalya, as turcas venceram e convenceram, jogando diante do time alternativo da Itália, sem as principais jogadoras como Paola Egonu, Monica De Gennaro, entre outras. Vargas foi o principal destaque do embate, somando 22 pontos, com 65% de aproveitamento no ataque. Ela foi a bola de segurança da levantadora Ozbay.

Com exceção do segundo set, no qual a Itália quase conseguiu triunfar, a Turquia controlou o jogo naturalmente, com destaque para os 13 pontos de bloqueios, fundamento que, juntamente com ataque, foi fator de desequilíbrio.

Confira os dados da partida:

Turquia x Itália
Ataques: 43 (55%) – 38 (39%)
Aces: 2 – 3
Blocks: 13 – 8
Recepções positivas: 52% – 51
Erros: 13 – 18

Assim como nos jogos anteriores, a Itália teve em Sylvia Nwakalor sua principal marcadora. Foram 17 pontos para a oposta, além de outros 13 da ponteira Alice Degradi.

Ao lado das japonesas, as turcas fazem a melhor campanha da VNL até agora. Ambas somam três vitórias e apenas um set perdido, mas a líder do momento é a Polônia, com 11 pontos com um jogo a mais. Amanhã, encerrando a primeira semana, as turcas terão um grande teste, enfrentando os Estados Unidos, adversário mais difícil dessa semana. Apostando em dar maior rodagem a atletas menos experimentadas nessa semana, a Itália encerra a semana com apenas uma vitória e outras três derrotas. Provisoriamente na 12ª posição com apenas três pontos.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei