Polônia segue imparável: 3 a 0 na Turquia
Nesta quinta-feira, vitória impactante da Polônia em Hong Kong
A Polônia segue com campanha perfeita na Liga das Nações feminina de vôlei em 2023. Nesta quinta-feira (15/6), o time de Stefano Lavarini mostrou sua força ao vencer com autoridade a Turquia por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-20 e 30-28, em Hong Kong, na China.
Foi a sexta vitória das polonesas em seis jogos, mantendo a invencibilidade e reassumindo momentaneamente a liderança, que estava com a China. Já as turcas sofreram o segundo revés na competição e devem deixar o G4 ao fim da rodada de hoje.
Impressiona como a Polônia tem conseguido se impor mesmo sem a levantadora Wolosz, lesionada. Méritos para Wenerska, a atual titular, que vem tendo uma distribuição muito precisa.
Mais uma vez, a oposta Stysiak liderou o time na pontuação, com 17 acertos, seguida de perto pela central Kakolewska-Korneluk, com 13 (quatro no bloqueio).
Coletivamente, é preciso destacar como o time polonês conseguiu aproveitar taticamente a opção de Daniele Santarelli. Ele mandou à quadra uma formação mais ofensiva, com Vargas e Karakurt juntas. E foi justamente Karakurt a jogadora mais caçada pelo saque (31 ações), terminando com 35% de aproveitamento.
No decorrer da partida, Santarelli tirou Baladin, a outra titular na linha de passe, apostando em Ilkin Aydin e fazendo trocas pontuais entre Karakurt e Saliha Sahin. Mas faltou consistência ao time, muito dependente de Vargas no ataque.
A cubana naturalizada turca terminou com 24 pontos. Nenhuma outra companheira chegou aos dois dígitos de pontuação: Karakurt fez nove, Erdem somou apenas seis, Gunes, cinco.
PEQUENO APAGÃO
Um problema na iluminação em parte do ginásio em Hong Kong causou problemas no jogo. O início do terceiro set precisou ser paralisado. Após alguns minutos de espera, os times voltaram a jogar sem a iluminação ideal. Era possível ser a sombra das atletas. Após alguns pontos jogados sem a condição ideal, a situação foi normalizada.