FIVB decide retirar Rússia dos rankings mundiais
Decisão foi tomada nesta sexta-feira, em reunião da cúpula do vôlei na República Dominicana
Em mais um dia de reuniões do Conselho de Administração da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em Punta Cana, na República Dominicana, foi tomada uma decisão sobre a Rússia.
Suspenso das competições internacionais desde o fim de 2021, por conta da guerra com a Ucrânia, o país deixará de aparecer no ranking mundial. Ontem, como publicado em reportagem do Web Vôlei, a Rússia aparecia em segundo lugar no ranking masculino, deixando o Brasil para trás mesmo sem atuar por quase dois anos.
Nesta noite, a seleção russa ainda aparecia na lista, em quarto lugar, ultrapassada por Itália e Estados Unidos. No ranking feminino, a Rússia está em nono lugar. A mesma decisão vale para a Bielorrússia, aliada da Rússia na guerra. A pontuação seguirá congelada, segundo a Federação Internacional.
Além disso, após a revisão da Comissão Jurídica da FIVB, o Conselho de Administração também reiterou a decisão anterior de que todas as seleções, clubes, oficiais e atletas de vôlei de praia e vôlei de neve da Rússia e da Bielorrússia não são elegíveis para participar de todos os eventos internacionais e continentais até aviso prévio, o que está de acordo com as últimas recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo os Jogos Olímpicos de Paria, em 2024.