Zé Roberto Seleção
Home Destaques Zé Roberto e Renan comentam Mundial a cada 2 anos
Destaques - Internacional - Seleção Brasileira - 24 de junho de 2023

Zé Roberto e Renan comentam Mundial a cada 2 anos

Técnicos das Seleções Brasileiras fizeram uma análise das mudanças no calendário mundial


A pedido do Web Vôlei, José Roberto Guimarães e Renan Dal Zotto analisaram as últimas mudanças feitas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) no calendário da modalidade. Na principal, a partir de 2025, o Campeonato Mundial de seleções acontecerá de dois em dois anos, sempre em anos ímpares. Até agora, ele era jogado a cada quatro anos.

O calendário também garante que as competições continentais (Europeu, Sul-Americano, Asiático, Africano e Norceca) nunca sejam disputadas no mesmo ano do Mundial.

Outra mudança anunciada foi não realizar mais o Pré-Olímpico a partir da corrida para Los Angeles-2028, valorizando os torneios continentais e o ranking mundial, diminuindo assim uma competição do calendário.

Confira a opinião de Zé Roberto e Renan:

ZÉ ROBERTO
Gostei da iniciativa da FIVB de realizar o Campeonato Mundial de dois em dois anos. Acredito que isso vai ser bom para o esporte. Meu único pedido é que não aumentem o número de campeonatos dentro do ciclo olímpico. As atletas precisam de um período maior de descanso entre o final da temporada de clubes e o início da temporada de seleções. Acredito que a FIVB esteja trabalhando para alcançar isso.

RENAN
O mais importante é termos um calendário que seja bom para os atletas e permita uma boa preparação para as seleções. Se o Mundial acontecendo de dois em dois anos permitir isso, então será uma boa mudança. A classificação olímpica também parece mais interessante do que a atual.