França bate a Alemanha e se classifica para a fase final
A França sofreu, mas conseguiu se classificar para a fase final da VNL 2023
Os atuais campeões olímpicos sofreram, mas conseguiram. A França derrotou a Alemanha por 3 sets a 1, de virada – parciais de 21-25, 25-20, 25-22, 25-21 -, na noite deste domingo (9/7), na cidade de Anaheim, nos Estados Unidos, pela última rodada da fase classificatória da VNL Masculina 2023. Os franceses chegaram a esse jogo pressionados, ocupando a décima posição na tabela e com a obrigação de vencer para se manter vivo na competição. Sérvia e Holanda também brigavam pela oitava e última vaga para a próxima etapa.
O ponteiro Clevenot foi o maior pontuador da França, com 17 pontos (15 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio), seguido pelo central Chinenyeze, com 13 (11 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio) e do oposto Boyer, com 12 acertos (11 de ataque e 1 de saque). O oposto alemão Linus Weber foi o maior pontuador do jogo, com 18 acertos (17 de ataque e 1 de saque). O principal jogador da França, o ponteiro Earvin Ngapeth, campeão olímpico, não jogou nenhuma etapa desta VNL.
O jogo foi mais equilibrado que o esperado. A diferença foi no número de erros da Alemanha, que cedeu 32 pontos, contra os 25 erros cometidos pelos franceses. A França marcou 52 pontos de ataque, 8 de bloqueio e fez 4 pontos de saque. Os alemães marcaram 51 pontos de ataque, 6 de bloqueio e 6 de saque. No fim do jogo, muita reclamação com a arbitragem, principalmente por uma marcação de dois toques de Toniutti não marcada.
Os confrontos das quartas de final da VNL só serão definidos após o jogo de encerramento da fase, entre Estados Unidos e Bulgária, à 0h30 desta segunda-feira. Por enquanto, o único duelo confirmado é o entre Itália (quarta colocada) e Argentina (quinta).
Se os Estados Unidos confirmarem o favoritismo e vencerem os búlgaros, assumem a liderança da tabela, com 10 vitórias e 31 pontos, jogando o Japão para a segunda colocação e a Polônia para o terceiro. Os poloneses, neste caso, serão os adversários do Brasil nas quartas de final da VNL, que acontecerão entre os dias 19 e 23 deste mês na cidade de Gdansk, na Polônia.