russo Ilinikh
Home Destaques Russo, campeão em Londres-12, assume doping
Destaques - Internacional - 13 de julho de 2023

Russo, campeão em Londres-12, assume doping

Dmitriy Ilinykh fez um acordo com o CAS para encerrar o caso


A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, nesta semana, o encerramento do caso do russo Dmitriy Ilinykh, ponteiro campeão olímpico em 2012, em Londres, vencendo o Brasil na final.

O jogador assumiu o doping, encontrado em um exame feito em 2012, durante o Campeonato Russo, e o caso foi encerrado no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Ilinykh segue suspenso até novembro deste ano. Ele havia encerrado a carreira nas quadras em 2021 e era diretor esportivo do Belogorie Belgorod.

A substância encontrada no organismo de Ilinykh foi metilhexanamina, um vasoconstritor utilizado como descongestionante nasal.

Ilinikh se junta a outros jogadores russos suspensos por doping recentemente. O mais famoso deles é Dmitriy Muserskiy, principal nome na final olímpica de 2012. Ele ficou nove meses sem jogar entre abril de 2021 e janeiro de 2022, após ter admitido o uso. Ele atua hoje na Liga Japonesa.

Os testes dos dois aconteceram no início de 2013, em partidas válidas pelo Campeonato Russo, e ficaram encobertos por um esquema envolvendo diversas entidades esportivas e governamentais da Rússia. Em 2022, a FIVB suspendeu outros dois jogadores russos: o levantador Alexander Butko e o oposto Pavel Moroz, que testaram positivo em 2014 e pegaram 15 meses de gancho cada um. Butko também fazia parte do elenco dos 12 campeões olímpicos em 2012.