China se garante pela 1ª vez na final da VNL
Com autoridade, vitória das asiáticas sobre a Polônia neste sábado
Duas vezes terceira colocada da Liga das Nações feminina, a China jogará pela primeira vez pelo ouro. Neste sábado (15/7), vitória na semifinal sobre a Polônia por 3 sets a 0, parciais de 25-18, 25-23 e 25-23.
Neste domingo, às 19h30 (de Brasília), em Arlington, nos Estados Unidos, as chinesas esperam pelas donas da casa ou pela Turquia. O confronto decisivo terá transmissão pelo Sportv2, Volleyball World e Web Vôlei, sem imagens.
O que se viu na primeira semifinal foi um grande domínio da China. Estreante nesta fase da competição na história, a Polônia não conseguiu repetir atuações recentes na VNL. O time com melhor campanha nesta edição esteve quase sempre sob pressão e sentiu em alguns momentos.
A oposta Stysiak, bola de segurança, teve um começo muito ruim. Até melhorou no jogo, mas não o suficiente para colocar a equipe de Stefano Lavarini com reais chances de vitória. A ponteira Rozanski também fez um primeiro set muito ruim, com apenas 25% de aproveitamento no ataque e 12% de positividade no saque, e não voltou mais. Czyrnianska foi a substituta. A melhor do time hoje foi a central Kakolewska-Korneluk, autora de 13 pontos.
Já a China teve uma coadjuvante com atuação de protagonista. A ponteira Yunlu Wang terminou com 13 pontos e um excelente aproveitamento de 69% no ataque. Yingying Li, estrela da companhia na ausência de Ting Zhu, somou mais 14, um a mais do que a central Yuan, que teve 83% de acerto ofensivo.
A destacar ainda pelo lado chinês o baixíssimo números de erros. Foram apenas três ataques desperdiçados e quatro falhas no saque. Como comparação, as polonesas deram 20 pontos de graça nesta semi.