Seleção masculina sub-17 faz primeira excursão
Após amistosos contra a Alemanha, equipe viaja para a Argentina
O primeiro compromisso da equipe brasileira masculina Sub-17 treinada por Marcelo Zenni, é o Campeonato Sul-Americano, em agosto, e a preparação conta com uma série de amistosos internacionais. Depois de enfrentar a Alemanha, no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ), o grupo embarca nesta sexta-feira (21) para a Argentina, onde encara a seleção local.
É a primeira excursão internacional da Seleção Masculina Sub-17. A preparação específica para o Sul-Americano começou em maio, quando Zenni convidou 40 atletas para laboratórios em Saquarema. Destes, 20 foram convocados para quatro blocos de treinamentos.
– O intercâmbio internacional com escolas diversas do voleibol mundial é ponto fundamental no planejamento da CBV para as categorias de base. São jogos que trazem uma importante bagagem a estes atletas e potencializam a troca de experiências – explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
Nos cinco amistosos contra a seleção alemã sub-17, realizados no início deste mês, o Brasil venceu dois. Na Argentina, serão realizadas quatro partidas entre os dias 22 e 27 de julho, todas elas disputadas em cinco sets obrigatórios.
– A experiência contra a Alemanha foi ótima. Os jogadores ganharam bagagem internacional e tiveram uma referência de time europeu. A equipe alemã era formada por atletas mais velhos, nascidos em 2007, e nosso time é formado por nascidos em 2008. Conseguimos ser competitivos contra uma equipe europeia e de uma geração à frente. Tivemos que aprender a lidar com bloqueio mais alto, demos mais entrosamento para a equipe e testamos todos os jogadores. Teremos um bom parâmetro da equipe e avaliaremos um adversário direto – comenta Zenni.
A equipe sub-17 do Brasil que vai à Argentina é composta pelos opostos João Pedro Limeira e Théo Schrank; os levantadores Caio Horácio e Lucas Vinícius da Rocha; os centrais Eliab Correa, Emanuel Bertoncini, Luiz Felipe da Silva e Victor Porto; os ponteiros Cauã Casagrande, Geilson Freitas, Lucas Righi, Miguel Senes e Nicolas Rodrigues; e os líberos Bruno Romano e Kayo Rafael Costa.
A comissão técnica é formada pelo treinador Marcelo Zenni, o chefe de delegação Leandro Alves de Carvalho, a assistente técnica Patrícia Cremasco, o assistente técnico Hugo Vieira, o preparador físico Filipe Costa, o analista de desempenho Gustavo Primo e o fisioterapeuta Alexandre Gil.