FIVB abre processo para escolher sede dos próximos Mundiais
Mundial de seleções passará a ser disputado a cada dois anos
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, nesta quarta-feira (2/8), a abertura do processo de escolha da cidade-sede para as próximas duas edições do Campeonato Mundial de seleções em 2025 e 2027.
“Em resposta ao crescente interesse de potenciais anfitriões e ao crescente valor dos Campeonatos Mundiais, o Volleyball World uniu forças com a Sports Consultancy para conduzir um processo de licitação estruturado para as edições de 2025 e 2027 dos eventos. Ela é reconhecida globalmente como líder na definição de cidades-sede para uma série de grandes propriedades esportivas e de entretenimento”, escreveu a entidade.
O processo de licitação foi lançado nesta semana, com a FIVB convidando todas as 222 Federações Nacionais a manifestarem o interesse em sediar um evento. A Sports Consultancy também convidará organizadores de eventos e cidades-sede a manifestarem interesse. Os interessados podem enviar o interesse até 31 de agosto.
Neste ano, a FIVB anunciou a mudança na realização dos Mundiais, alterando a periodicidade (eram de quatro em quatro anos). A competição passará a reunir 32 participantes, com um tempo de duração de 17 dias, sempre entre agosto e outubro.
Segundo a Federação Internacional, os Campeonatos Mundiais geraram um impacto na cidade-sede de até 150 milhões de euros para os anfitriões anteriores (Holanda/Polônia, Japão, Itália, Alemanha e Eslovênia).
– Estamos entusiasmados por trabalhar ao lado da Sports Consultancy para encontrar cidades-sede dedicadas e apaixonadas para as próximas edições do Campeonato Mundial da FIVB. Os torneios trazem inúmeros benefícios econômicos e sociais, proporcionando um significativo retorno do investimento para a cidade-sede – disse o CEO da Volleyball World, Finn Taylor.