Itália, em belo palco e Egonu no banco, vence no Europeu
Romênia ficou pelo caminho na abertura do Campeonato Europeu
O Campeonato Europeu feminino de vôlei começou, nesta terça-feira (15/8), com um jogo histórico em Verona. Na milenar arena da cidade, a Itália derrotou a Romênia por 3 sets a 0, parciais de 25-19, 25-19 e 25-15.
As fotos não precisam de legenda para definir a beleza de ver um evento esportivo em um palco com aproximadamente dois mil anos de existência. Como já previsto, a torcida local compareceu e deixou o ambiente ainda mais especial.
As condições climáticas também ajudaram e o jogo não sofreu com chuva ou vento, mesmo acontecendo a céu aberto.
Em quadra, Paola Egonu, a estrela da companhia, não atuou pela Itália. Ekaterina Antropova, com a cidadania confirmada neste mês, fez sua estreia pela Azzurra e marcou 13 pontos, 11 deles no ataque. Quando precisou inverter o 5-1, Davide Mazzanti usou Sylvia Nwakalor, mostrando que a ausência de Egonu foi motivada por algum problema físico.
Para o vôleifã mais atento, outra novidade foi o visual de Elena Pietrini, com dreads no cabelo. Mas a ponteira ficou devendo ofensivamente, com apenas dois pontos e 18% de aproveitamento no ataque. Da metade da segunda parcial em diante, Alice Degradi entrou no lugar de Pietrini e foi bem melhor (11 pontos). As duas acabaram formando dupla no terceiro, quando o técnico deu um descanso para Miriam Sylla.
Pelo lado romeno, que até o ano passado contava com Alexia Carutasu, ficou clara a falta de poderio físico e refinamento técnico para bater de frente com um rival como a Itália. A destacar a boa atuação em boa parte do terceiro set. A oposta Adelina Ungureanu liderou o time com 13 acertos.
O Europeu prossegue nesta quarta-feira com mais três jogos. Veja onde assistir aos jogos da semana:
13h: Suíça x Bósnia
14h: França x Estônia
16h: Bulgária x Croácia