Seleção atropela dominicanos na Copa Pan-Americana
Nesta quarta-feira, Seleção Brasileira enfrentará o Canadá
Uma estreia tranquila e vitoriosa. Assim pode ser definida a primeira partida da Seleção Brasileira na Copa Pan-Americana masculina, em Guadalajara, no México, nesta terça-feira (15/8). Triunfo sobre a República Dominicana por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-17 e 25-17.
Carlos Schwanke escalou o Brasil com Matheus Brasília (capitão), Darlan, Victor Birigui, Marcus, Cledenilson, Geovane e Alê (líbero) como os titulares.
O oposto Darlan, um dos mais experientes com a camisa da Seleção adulta, apesar da idade, foi destaque no início. No primeiro set, uma passagem dele pelo saque fez a diferença no placar chegar a quatro pontos (6 a 2). Daí em diante, não houve mais equilíbrio até o fechamento em 25-17, com cinco pontos marcados pelo próprio Darlan e mais cinco pelo ponteiro Marcus.
Sem mudanças na escalação no segundo set, o Brasil já abriu de cara 3 a 0, beneficiado por erros em sequência dos dominicanos. Em nenhum momento o time verde-amarelo permitiu uma reação. O saque incomodou bastante e dificultou o trabalho dos caribenhos, com muita dificuldade na virada de bola. Bender e Oppenkoski, assim como na parcial anterior, entraram na inversão do 5-1. Lukas Bergmann também entrou no fim no lugar de Birigui.
No set final, novo domínio e novamente começando com a base titular, em busca de entrosamento para o decorrer da competição. Marcus fez dois aces seguidos para abrir 7 a 2, saindo de quadra na sequência, com um total de 12 acertos, para entrada de Maicon. Darlan também chegou aos dois dígitos de pontuação no confronto (15). Pietro, Thiery e Bryan também entraram.
Nesta quarta-feira, novamente por volta das 19h (de Brasília), a Seleção voltará à quadra para duelar com o Canadá, pelo encerramento do Grupo B. O time canadense está em Guadalajara com um time de jovens universitários, sem nenhum dos profissionais. Saiba onde ver os jogos da semana no vôlei mundial.
A Copa Pan-Americana é disputada por 10 seleções, divididas em três grupos (dois com três times, e um com quatro). Os dois melhores primeiros colocados avançam direto para as semifinais. O terceiro melhor primeiro e os segundos colocados disputam as quartas de final.