Polônia se vinga da Eslovênia no Europeu
Segundo finalista sairá do duelo entre Itália e França.
Foram duas derrotas seguidas da Polônia para a Eslovênia em semifinais de Campeonato Europeu masculino de vôlei, em 2019 e em 2021. Nesta quinta-feira (14/9), em Roma (ITA), na semi da edição de 2023, a vingança. De virada, a seleção polonesa carimbou o passaporte para a decisão, vencendo por 3 sets a 1, com parciais de 23-25, 25-21, 25-20 e 25-21.
Na final deste sábado, a Polônia espera por Itália ou França, que fazem a segunda semifinal nesta tarde. O StarPlus exibe toda a fase final do Europeu.
Com o histórico recente positivo na competição diante do rival de hoje, a Eslovênia mostrou maturidade para sair na frente em Roma. Em uma parcial muito equilibrada, a equipe dirigida pelo romeno Gheorghe Cretu soube controlar os nervos no momento da decisão e ser eficiente na virada de bola, aproveitando o excesso de erros poloneses.
Mas o que sobrou ofensivamente no início faltou para a Eslovênia na sequência do jogo. Principalmente a partir da metade do terceiro set em diante, quando o levantador Ropret saiu machucado. O time, que já não contava com Vincic, foi obrigado a usar Planinsic na posição. E a diferença na qualidade dele em comparação com os demais ficou clara.
Sem nada a ver com o problema do rival, a Polônia cresceu, embalada pelo poderio de Wilfredo Leon, autor de 25 pontos na semifinal (20 no ataque, três no bloqueio e dois no saque). Em diversos momentos, o saque do time de Nikola Grbic fez muito estrago na recepção eslovena, facilitando o trabalho do bloqueio. E assim a virada foi construída até com certa tranquilidade, fazendo a Polônia voltar a uma final de Europeu pela primeira vez desde 2009.