Polônia
Home Destaques Polônia desbanca EUA e jogará por vaga com a Itália
Destaques - Internacional - Paris-2024 - 23 de setembro de 2023

Polônia desbanca EUA e jogará por vaga com a Itália

Seleção de Stefano Lavarini está vivíssima na briga pela vaga olímpica


Para delírio da torcida em Lodz, a Polônia conquistou uma vitória-chave para garantir um lugar na Olimpíada de Paris, em 2024. Nesta sábado (23/9), triunfo da equipe de Stefano Lavarini sobre os Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais de 27-25, 16-25, 25-23 e 25-16.

O resultado favorável para as polonesas repetiu o feito da disputa da medalha de bronze na última Liga das Nações (VNL).

Foi o primeiro revés das americanas no Grupo C do Pré-Olímpico. As duas equipes agora possuem campanhas semelhantes: cinco vitórias, uma derrota e 15 pontos cada. O desempate entre elas acontece nos sets average (2,66 contra 2,42 a favor do time de Karch Kiraly).

Ainda hoje, Itália e Alemanha duelam pelo encerramento da rodada. Quem vencer chegará ao último dia da competição também com 5 vitórias e 1 derrota, aumentando a tensão para os jogos derradeiros. O perdedor ficará bem próximo da eliminação.

Às 12h30 deste domingo, Estados Unidos e Alemanha se enfrentarão. Na sequência, jogarão Polônia x Itália. Promessa de fortes emoções.

Para acabar com a invencibilidade dos Estados Unidos, a Polônia contou com novidades em sua escalação, com Wenerska como levantadora e Czyrnianska ganhando a posição de Rozanski. No decorrer do jogo, Rozanski foi utilizada e teve importância grande na construção do resultado, com 12 pontos marcados. A protagonista na pontuação foi a oposta Stysiak, com 25 pontos: 20 no ataque, quatro no bloqueio e um no saque.

Pelo lado americano, mais erros do que o normal, com um set inteiro dado de graça no total. O saque, principalmente no quarto set, foi muito aquém para um duelo decisivo, ajudando demais ao trabalho das polonesas. Thompson terminou o jogo com 16 pontos, seguida de Larson, com 14 e Robinson, com 13.