Brasil x Japão: onde assistir, horário, campanhas e prováveis times
Brasil e Japão se enfrentam neste domingo, às 7h25, em Tóquio, valendo vaga em Paris-2024
Brasil e Japão se enfrentam neste domingo, a partir das 7h25 (horário de Brasília), no encerramento do Pré-Olímpico Feminino de Vôlei em Tóquio (JAP), valendo uma das duas vagas antecipadas para os Jogos de Paris-2024. A partida decisiva pelo Grupo B coloca frente a frente as duas únicas seleções em condição de brigar ainda pela vaga na chave. A Turquia, único time invicto entre os 24 que disputam o Pré-Olímpico – o Grupo B é na China e o C na Polônia – garantiu a vaga neste sábado ao derrotar o Japão por 3 a 1, de virada.
Onde assistir?
O duelo tem transmissão do Sportv2, da Volleyball World, o serviço de streaming da Federação Internacional (FIVB) e pelo YouTube e Twitch do Web Vôlei, sem imagens.
O que está em jogo?
A segunda vaga do Grupo B para Paris-2024. A primeira já foi conquistada pela Turquia.
Campanhas
Brasil e Japão chegam ao último jogo do Pré-Olímpico com campanhas parecidas. Venceram cinco jogos e perderam para a Turquia. As asiáticas tiveram uma performance melhor. Chegam ao último jogo com 15 pontos em seis jogos, enquanto as brasileiras têm 14 pontos, já que uma das vitórias, sobre a Bulgária, foi por 3 sets a 2.
Os times
O técnico do Brasil José Roberto Guimarães deve repetir o time que ele vem escalando desde a vitória sobre Porto Rico, na terceira rodada, após o difícil triunfo sobre a Bulgária, por 3 a 2, de virada, no jogo anterior. Ele sacou a oposta Kisy e a central Carol e promoveu a entrada de Rosamaria e Diana na equipe titular, respectivamente. Gabi e Thaisa têm sido as maiores pontuadoras do Brasil nas partidas.
Para jogar mais com o meio, no entanto, a recepção brasileira precisa ser mais constante e esse tem sido um dos problemas da Seleção que culminam com o baixo aproveitamento do time na virada de bolas nas jogadas de segurança. O time precisa de um passe muito bom justamente para poder impor o seu jogo de velocidade. Velocidade é o que não falta às japonesas, e o Brasil precisa ter paciência para trabalhar a bola e postar bem a sua defesa, já que provavelmente as atacantes asiáticas jogarão contra um boqueio quebrado, por conta da rapidez do jogo.
Confira os prováveis times:
BRASIL: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, Diana e Nyeme (líbero). Técnico: José Roberto Guimarães
JAPÃO: Seki, Hayashi, Koga, Inoue, Yamada, Watanabe e Fukudome (líbero). Técnico: Masayoshi Manabe.