Japão joga a vida contra o Brasil para não depender do ranking. Entenda!
Japão quer vaga para Paris neste domingo para não ter de duelar com China, ano que vem, pelo ranking
O Japão enfrenta o Brasil na manhã deste domingo por uma das duas vagas antecipadas para os Jogos de Paris-2024 sob uma pressão muito maior do que as brasileiras. A partida, que encerra o Grupo B do Pré-Olímpico de Tóquio, será às 7h25 (horário de Brasília) e terá transmissão do Sportv2, da Volleyball World, o serviço de streaming da Federação Internacional (FIVB) e pelo YouTube e Twitch do Web Vôlei, sem imagens.
Se não conseguir a vaga neste domingo, vencendo o Brasil por qualquer placar, o Japão verá o próprio rival de amanhã e a Turquia – que carimbou o passaporte para a França ao derrotar as asiáticas nesse sábado por 3 a 1, de virada, classificados. Assim, a seleção japonesa terá de buscar a vaga olímpica ano que vem, pelo posicionamento mundial do ranking da Federação Internacional de Volleyball.
Não teria problema, caso outra forte seleção asiática, a China conseguisse a vaga no Grupo A, que está sendo disputada nos seus domínios. Após perder para a República Dominicana neste sábado, as chinesas não têm mais como brigar por uma das vaga para Paris-2024 e terão de brigar pela classificação olímpica ano que vem, pelo ranking.
Com isso, já seriam duas fortes seleções asiáticas – China e Japão – na disputa pelo ranking. Uma regra imposta pela FIVB exige que haja pelo menos um time representante de cada continente na Olimpíada entre as 12 vagas. Até agora, três países se garantiram no torneio de vôlei feminino em Paris: a França (anfitriã), a Turquia, campeã do Pré-Olímpico de Tóquio, e a Sérvia, que não pode mais ser alcançada por ninguém no Grupo A, em Ningbo.
Restam, portanto, nove vagas. Outras quatro serão definidas neste domingo. Restarão cinco. Mas, o continente africano precisará ficar com uma, ou seja, a oferta de vagas para os demais times cai para quatro. E é nesse contexto que China e Japão – caso não se classifique neste domingo – terão de buscar um lugar nos Jogos Olímpicos ano que vem, após a VNL, quando o ranking será “finalizado”. Atualmente as chinesas estão em sexto no ranking, duas posições à frente das japonesas.
A situação do Brasil é mais tranquila. Se não se classificar para Paris-24 com a vitória sobre o Japão neste domingo, a Seleção Brasileira certamente vai garantir a vaga ano que vem como o representante sul-americano melhor posicionado no ranking, por estar muito à frente de Colômbia e Argentina.
Brasil x Japão
Local: Tóquio (JAP)
Horário: 7h25
Transmissões: SporTV, Volleyball World e Web Vôlei (sem imagens)
Prováveis times:
BRASIL: Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, Diana e Nyeme (líbero). Técnico: José Roberto Guimarães
JAPÃO: Seki, Hayashi, Koga, Inoue, Yamada, Watanabe e Fukudome (líbero). Técnico: Manabe Masayoshi.