Brasil vira sobre Cuba e tem mais duas “finais” por Paris-24
Irã é o próximo adversário da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico
O Brasil segue dependendo apenas das próprias forças para carimbar o passaporte em Paris-2024 no vôlei masculino. Na manhã desta sexta-feira (6/10), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, vitória sobre Cuba por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-18, 25-20 e 25-20.
Resta agora vencer Irã, no sábado, e a Itália, no domingo, ambos às 10h (de Brasília), para confirmar a vaga sem necessidade do ranking ou da vaga continental por conta da universalidade na Olimpíada (ter um representante de cada continente).
Na escalação titular desta sexta, Renan voltou a mexer na saída e na ponta, com Darlan e Honorato, nos lugares de Alan e Adriano, respectivamente. Em um primeiro set com muitos erros e sem conseguir acionar os centrais no ataque, o Brasil não conseguiu se aproveitar das falhas do rival e saiu atrás, com Yant sendo o principal nome cubano.
Na segunda parcial, o saque flutuante do Brasil começou a funcionar. A passagem de Flávio, sempre em busca de Lopez, taticamente foi muito eficaz. E com variação no fundamento (Darlan, Lucarelli e Lucão usando o viagem mais forçado), os donos da casa passaram a dominar as ações. A elogiar ainda a boa atuação de Bruninho nesta sexta, na distribuição e na defesa.
A performance da vitória tranquila na parcial anterior se manteve na abertura do terceiro e, de cara, o Brasil 9 a 4. Daí para frente foi administrar para confirmar a virada. Honorato e Lucão cresceram no ataque e ajudaram a dividir a responsabilidade ofensiva que estava mais com Lucarelli e com Darlan. O oposto, inclusive, fechou a parcial com dois aces.
Em um quarto set mais equilibrado, o bloqueio brasileiro apareceu para ser decisivo. Primeiro obrigando Cuba a tirar Lopez, muito bem marcado. Depois para ajudar a construir uma virada, já que os caribenhos vinham em vantagem até o 15º ponto. A destacar ainda que Cachopa terminou em quadra, após Bruninho sentir um problema físico na perna esquerda. Darlan, mais uma vez, liderou o Brasil na pontuação, com 20 acertos.
Neste sábado, às 10h, a partida contra o já eliminado Irã terá transmissão do Web Vôlei, sem imagens, com narração de Bruno Souza, comentários de Gurja e Daniel Bortoletto.