Brasília
Home Destaques Brasília: comando “internacional” e reforços em boa fase
Destaques - Especiais - Superliga - 27 de outubro de 2023

Brasília: comando “internacional” e reforços em boa fase

Equipe candanga passa por reformulação na tentativa de retornar ao G8 da Superliga Feminina


A torcida de Brasília tem caras novas para acompanhar na Superliga Feminina 2023/2024, tanto dentro quanto fora da quadra. A tradicional equipe do Distrito Federal passou por uma reformulação e chega ao torneio com expectativa de retornar ao G8 após duas temporadas batendo na trave. O representante do Centro-Oeste é o tema da terceira matéria especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes da maior competição do vôlei brasileiro.

A grande mudança começa no comando técnico. Sai Duda Nunes, que acertou com o Pinheiros, e entra Ângelo Vercesi. Com passagens por equipes da Turquia e da Itália, e ex-treinador das seleções da Croácia, Azerbaijão e Bielorrússia, o profissional tem o desafio de agregar seu conhecimento a um elenco cheio de disposição.

O clube reformulou as extremidades com a contratação de um trio que chamou a atenção em 2022/2023: as ponteiras Sabrina Groth, ex-Sesi Bauru, e Nayara Felix, ex-São Caetano, e a oposta Laiza, ex-Unilife Maringá, que chegou para o lugar de Arianne. No meio de rede, a aposta será em atletas jovens e altas: Kelly, ex-Pinheiros, tem 22 anos e 1,90m. Milena, ex-Vinhedo, tem 21 anos e 1,89m.

Da equipe que disputou a última Superliga, foram mantidas a ponteira Ana Medina, a levantadora Ju Carrijo, as centrais Lanna e Lia, a oposta Amanda Marques e as líberos Vitória e Sophia.

Desde que retornou à elite em 2013/2014, a melhor colocação do Brasília foi o quinto lugar (2015/2016). Nos anos seguintes, o projeto sofreu um corte no orçamento, atravessou momentos de dificuldade e se estabilizou. Em 2020/2021, retornou aos playoffs, mas não conseguiu se manter por lá nos últimos anos.

Pelo que já apresentou neste início de temporada, astral elevado dentro de quadra não vai faltar na tentativa de mudar essa história.

Posição na última Superliga: 10º

Reforços contratados: Mikaella (levantadora), Laiza (oposta), Nayara Felix (ponteira), Sabrina Groth (ponteira), Vitória Parise (ponteira), Kelly (central), Milena (central) e Sophia (líbero).

Quem teve o contrato renovado: Ju Carrijo (levantadora), Amanda Marques (oposta), Ana Medina (ponteira),  Lia Mariano (central), Lanna (central) e Vitória (líbero).

Principal baixa: Arianne

Estrangeiras: Não tem

Técnico: Ângelo Vercesi

Confira as publicações anteriores do Guia do Web Vôlei