Itambé Minas: em busca de uma nova identidade
Atual vice-campeão da Superliga Masculina, o Itambé Minas iniciou a temporada com o desafio de criar uma nova identidade para seguir brigando pelos principais títulos. A mescla de jovens talentos do país com veteranos de currículo extenso é um dos trunfos da equipe, tema de mais uma matéria da série especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes da maior competição do vôlei brasileiro.
Depois de um longo período sob o comando de Nery Tambeiro, o Itambé Minas mudou a proposta de trabalho. Os desafios são muitos, como a manutenção entre as grandes forças do país e dar rodagem a atletas vindos das categorias de base. As missões estão a cargo de Guilherme Novaes, ex-Vedacit Guarulhos e treinador da Seleção Brasileira sub-21. Dedicado a lapidar promessas, ele retornou ao clube onde foi assistente entre 2014 e 2020.
Ao lado de jovens como o levantador Gustavo Orlando, o ponteiro/oposto Paulo, os ponteiros Marcus e Arthur Bento e o central Austin, o toque de experiência veio com o oposto cubano Sanchez, de 37 anos, que retornou a Belo Horizonte após um ano no Farma Conde/São José, o central vice-campeão mundial Isac, de 32, que jogou a última temporada na Indonésia, o ponteiro Lucas, Lóh, de 32, que veio de Guarulhos, junto com Novaes. O líbero Maique, da Seleção Brasileira, segue como uma das atrações do elenco. Arthur Bento, de 19 anos, ainda se recupera de uma fratura no quinto metatarso do pé esquerdo.
Dentre as principais baixas estão o ponteiro Honorato, que reforçou o Joinville, o levantador William e o oposto Leandro Vissotto (que se aposentaram) e o central Matheus Pinta, agora no Farma Conde/São José.
Posição na última Superliga: vice-campeão
Contratados: Gustavo Orlando (levantador), Murilo Radke (levantador), Lucas Lóh (ponteiro), Isac (central), Renan Michelucci (central) e Sánchez (oposto)
Principais baixas: William (levantador) e Honorato (ponteiro)
Quem teve o contrato renovado ou subiu da base: Paulo Vinicios (oposto/ponta), Samuel Neufeld (oposto), Bryan (oposto), Arthur Bento (ponteiro), Marcus (ponteiro), Austin Wilmot (central), Kelvi (central), Maique (líbero) e Filipe Baioco (líbero)
Estrangeiros: Michael Sánchez (Cuba), Austin Wilmot (Estados Unidos)
Técnico: Guilherme Novaes