Minas, no tie-break, passa pelo Sesc RJ Flamengo
Duelo deste sábado, no Tijuca, correu o risco de não acontecer
Em jogo com duas viradas e mais de 2h30 de duração, o Gerdau Minas venceu o Sesc RJ Flamengo por 3 sets a 2, parciais de 25-17, 23-25, 23-25, 25-17 e 15-9, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, em jogo antecipado da oitava rodada do turno da Superliga Bet7k feminina.
O duelo correu o risco de não acontecer por conta da onda de calor em parte do Brasil. Segundo informações divulgadas por Eduardo Paes, prefeito do Rio, nas redes sociais, o sábado bateu a temperatura recorde da série histórica (43,8°) e da sensação térmica (59,7°).
Por conta deste cenário, os times tomaram medidas extras para hidratação das atletas antes e durante o jogo. Atletas chegaram a trocar o uniforme entre os sets. Já o Sesc RJ Flamengo, mandante do duelo, ofereceu água aos torcedores na entrada do Tijuca, além de permitir a entrada com garrafas plásticas.
Em quadra, Bernardinho e Nicola Negro repetiram escalações recentes, colocando o melhor que eles têm à disposição no momento.
No primeiro set, uma boa passagem de Thaisa pelo saque e um excelente aproveitamento na virada de bola fizeram o Minas conquistar uma tranquila vitória.
As duas parciais seguintes foram muito equilibradas. Pelo lado carioca, várias mudanças entre as ponteiras em busca de equilíbrio. Até Marcelle, líbero de origem, fez passagem completa pelo fundo de quadra como ponta. Gabiru e Helena também foram usadas. A destacar ainda a ótima presença ofensiva de Valquíria pelo meio. Já pelo lado mineiro, erros nos momentos decisivos custaram muito caro. Dos últimos sete pontos do Sesc RJ no terceiro set, por exemplo, cinco foram dados de graça (três no saque e dois no ataque).
O quarto set voltou a ter domínio total do Gerdau Minas. O saque voltou a incomodar a linha de passe do rival, o bloqueio apareceu e os contra-ataque foram mais eficientes, principalmente com Peña, que também fez um ótimo trabalho na defesa.
E o mesmo ritmo das visitantes foi mantido no início do tie-break, abrindo 6 a 3. O bloqueio apareceu com dois pontos seguidos para aumentar a diferença para 11 a 7. E foram mais dois blocks consecutivos de Thaisa para chegar ao match points. O VivaVôlei ficou com a levantadora americana Jenna Gray.
Com o triunfo, o Gerdau Minas chega a oito pontos em três jogos e fica apenas atrás do Dentil/Praia Clube, com nove, mas com quatro partidas já disputadas. O Sesc RJ Flamengo tem três pontos em duas rodadas.
SESC RJ FLAMENGO: Brie, Sabrina, Roni, Michelle, Juciely, Valquíria e Laís (líbero). Entraram: Rose, Helena, Gabiru, Marcelle, Kimberly. Técnico: Bernardinho.
GERDAU MINAS: Gray, Kisy, Peña, Pri Daroit, Thaisa, Julia Kudiess e Nyeme (líbero). Técnico: Nicola Negro.