THY
Home Internacional THY vira com show de Diana nos bloqueios
Internacional - 16 de dezembro de 2023

THY vira com show de Diana nos bloqueios

A central brasileira teve sete blocks na virada do THY sobre o Aydin


O THY conquistou um importante resultado no encerramento do primeiro turno do Campeonato Turco feminino 2023/2024. Neste sábado (16/12), fora de casa, vitória sobre o Aydin de virada por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-20, 25-17 e 25-21.

A meio de rede Diana teve atuação decisiva para a construção da reviravolta. Ela entrou já no primeiro set, foi titular do segundo em diante e marcou 14 pontos. Foram sete no ataque em dez tentativas, um aproveitamento de 70%, além de mais sete bloqueios, o melhor número disparado no fundamento entre todas as atletas em quadra hoje.

E uma curiosidade: a brasileira correu o risco de não atuar. Por uma falha no sistema de inscrições do torneio, ela aparecia sem condição de jogo. Foi necessário uma autorização da cúpula da Federação Turca para a presença de Diana em quadra.

Julia Bergmann foi a segunda maior pontuadora do THY, com 17 pontos, 16 deles no ataque, com 36% de acerto. A maior pontuadora foi a canadense Kiera Van Ryk, voltando ao time após lesão. Ela também veio do banco, como titular a partir do segundo set, para anotar 24 pontos, 21 deles no ataque (45% de aproveitamento).

As mudanças feitas por José Roberto Guimarães surtiram efeito no jogo. Ozsoy, que estava como oposta, passou a fazer dupla com Julia na ponta, para a entrada de Van Ryk na saída. E foi bem, com 15 pontos. Com Diana em atuação destacada, a limitação de três estrangeiras não permitiu Macris, ainda com dores na lombar, seguisse atuando após começar como titular. Sila Caliskan, outra voltando de lesão, foi a levantadora usada até o fim.

Pelo Aydin, liderado pela levantadora americana Lauren Carlini, a oposta italiana Anna Nicoletti terminou com 20 pontos.

Na classificação, com oito vitórias e cinco derrotas, o THY ocupa o quinto lugar, com 23 pontos. O Kuzeyboru, com 25, terá o Vakifbank pela frente no dia 22. Vale lembrar que os quatro primeiros avançarão para as semifinais. O Fenerbahce, de Ana Cristina, lidera.