Paris-24: saiba datas para definição das convocações
Países começam a enviar informações ao Comitê Organizador já no fim de março
Vôleifã, anote na sua agenda algumas datas para os próximos meses. Elas representam, em vários casos, o prazo limite para as confederações nacionais enviarem ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-24 os nomes de atletas inscritos e posteriormente convocados para o evento.
Na programação, o primeiro momento importante está previsto para o fim do mês de março. O dia 28 é o último para cada país enviar a chamada “lista longa”, com nomes de atletas e integrantes da comissão técnica para o trâmite de credenciamento olímpico.
Em junho, até o dia 18, cada país deverá preencher um documento com no máximo 25 atletas aptos para a disputa de Paris-2024. Essa lista poderá ter dois nomes alterados, por conta de lesão, até o dia 8 de julho.
E 8 de julho será o prazo limite para cada seleção enviar a lista com 12 atletas convocados mais um extra para necessidade de substituição médica no decorrer da competição.
No regulamento olímpico, o atleta extra na relação dos 12 é tratado como (AP). Pela regra, quando acontecer uma troca médica, o atleta substituído da lista inicial dos 12 não poderá retornar no decorrer da competição caso ele se recupere do problema física.
MEDALHA E PRESENÇA NA VILA OLÍMPICA DO 13º ATLETA
O regulamento também confirma um pódio com até 13 atletas recebendo medalhas caso o “AP” seja utilizado durante a Olimpíada de Paris.
Já sobre a presença deste atleta extra na Vila Olímpica, a Federação Internacional (FIVB) confirma informação revelada pelo Web Vôlei na segunda-feira. “Embora o 13º atleta possa assistir às partidas e treinar com a equipe, ele não será acomodado na Vila Olímpica, a menos que seja concedido apoio adicional do respectivo Comitê Olímpico Nacional”. Ou seja: dependerá da disponibilidade de vagas de cada país, em seu espaço na Vila, a acomodação deste atleta extra com os demais.
DATAS-CHAVE PARA PARIS-24
28/3 – Confirmação da lista longa e credenciamento
18/6 – Entrega do formulário com no máximo 25 atletas
19/6 a 8/7 – Período para substituição de até dois nomes na lista de 25
8/7 – Lista final com 12 atletas + 1 “AP” para substituição médica
Por Daniel Bortoletto