Gerdau Sesc RJ Superliga
Home Supercopa Superliga 24/25 não terá aumento no número de times
Supercopa - Superliga - 16 de março de 2024

Superliga 24/25 não terá aumento no número de times

Principal competição nacional seguirá com 12 equipes em cada naipe


A próxima edição da Superliga na temporada 2024/2025 manterá a quantidade atual de participantes: 12. O martelo está batido e consta no planejamento de competições da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), finalizado neste fim de semana.

No documento assinado pelo medalhista olímpico Marcelo Elgarten, gerente de competições da entidade, um trecho em negrito destaca esse ponto: “com até 12 equipes masculinas e com até 12 equipes femininas”.

Em reuniões recentes entre CBV e clubes, o aumento no número de clubes na Superliga foi debatido, com alguns defendendo 14 como o ideal. Caso essa tese fosse aprovada seria necessário alterar a regra do rebaixamento ou do acesso da Superliga para esse acréscimo de dois participantes por naipe.

Na atual Superliga, já estão definidos três dos quatro rebaixados: São Caetano (feminino) e Azulim/Gabarito/Monte Carmelo e Montes Claros América (masculino).

Também estão confirmados detalhes do início da próxima temporada nacional. A Supercopa, competição de abertura, já tem data marcada. A feminina está prevista para acontecer em 11 de outubro de 2024. A masculina está marcada para uma semana depois.

Já a Superliga começará logo após a Supercopa. Essas datas ainda estão sujeitas a pequenas mudanças caso Globo e Sportv solicitem para adequações na grade de transmissão.

Por Daniel Bortoletto