CBV anuncia patrocinador. CT de Saquarema ganha novo nome
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou, nesta sexta-feira (19/4), em um evento, no Recife (PE), um novo patrocinador: a Enel, multinacional italiana no ramo de geração e distribuição de energia.
O acordo entre Enel e CBV tem duração de dois anos, com as primeiras ativações neste fim de semana, durante a final da Superliga feminina entre Dentil/Praia Clube e Gerdau Minas, na capital pernambucana. Serão R$ 12 milhões de investimento por ano, sendo que R$ 8 milhões via lei de incentivo.
A principal destinação do patrocínio, aproximadamente 70%, será a reforma do CT da entidade, que recentemente completou 20 anos. O local, inclusive, foi rebatizado de Centro de Desenvolvimento do Vôlei Saquarema Enel, com os naming rights sendo uma das propriedades do projeto. A CBV prevê destinação do restante da verba para projetos das categorias de base e preparação para os Jogos Olímpicos de 2028 e 2032.
– Podemos dizer que é o nosso terceiro maior contrato, depois do Banco do Brasil, uma das parcerias mais longevas do nosso esporte, e da Bet7k. A Enel tinha uma relação conosco no VivaVôlei. Uma das empresas que tinha núcleos do VivaVôlei, assim como o Banco do Brasil tem, a Supergasbras, a Vale… Eles nos procuraram com um projeto mais amplo, que vinha ao encontro do que a gente precisava e tinha aprovado em uma lei de incentivo de ICMS: a revitalização do nosso Centro de Desenvolvimento, que completou 20 anos e a gente precisava reformar. O interesse da Enel casou com o nosso – disse Henrique Netto, diretor de marketing e novos negócios da CBV.
Um dos desejos da CBV é fazer uma transição para a energia limpa, como uma ação de sustentabilidade. Com a consultoria da Enel, placas de captação de energia solar serão instaladas no CT. Um projeto exclusivo para o tema será desenvolvido pela entidade. E outras ações estão sendo planejadas, como gerar energia solar durante o Circuito Brasileiro de Vôlei de praia.
– Acreditamos na promoção do esporte como ferramenta de transformação social e estamos entusiasmados em apoiar oficialmente o vôlei brasileiro, que é motivo de orgulho e paixão nacional. Queremos também que esta parceria ajude a tornar o vôlei cada vez mais sustentável, auxiliando a confederação a acelerar a sua jornada de transição energética. Somos uma das maiores empresas de energia do Brasil e um dos líderes em geração solar e eólica no país. Acreditamos que essa parceria será muito proveitosa – destaca Damian Popolo, Diretor de Relações Externas da Enel Brasil.
Estão previstas ainda ativações na edição 2024/2025 da Superliga, no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e também com as Seleções. Já nesta Liga das Nações, as equipes feminina e masculina do Brasil terão a marca da Enel exposta nos shorts.
SAQUAREMA
De acordo com o planejamento da CBV, uma primeira entrega de melhorias do Centro de Desenvolvimento do Vôlei Saquarema Enel acontecerá em 2025. Nos últimos meses, algumas ações pontuais foram realizadas, como a sala de jogos e a de descanso. Na lista de desejos da entidade está a construção de um museu e a construção de uma arena multiuso.
Por Daniel Bortoletto