Campeão olímpico Pampa é intubado com câncer no Rio
Ex-jogador está há 35 dias em Campos dos Goytacazes para tratar um linfoma e precisa ser transferido para São Paulo
Campeão olímpico com a Seleção Brasileira nos Jogos de Barcelona 1992, o ex-jogador Pampa, de 59 anos, precisou ser intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após 35 dias internado em um hospital de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, para tratar um linfoma (câncer do sistema linfático). A informação é do Globo Esporte.
Segundo a reportagem, Pampa precisa ser transferido com urgência para a Beneficência Portuguesa de São Paulo para receber o tratamento adequado. Ele apresentou complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia. Outros atletas da geração campeã em Barcelona se mobilizaram para tentar ajudar na transferência do colega, que precisa de autorização do plano de saúde.
Natural de Recife, Pampa começou no vôlei aos 16 anos, quando recebeu convite para jogar pelo time de um colégio em sua cidade natal. Ele disputou sua primeira edição de Jogos Olímpicos em Seul 1988, como novato do grupo remanescente da “Geração de Prata”. Quatro anos depois, ajudou o time verde-amarelo a ganhar seu primeiro ouro, em Barcelona. Após a aposentadoria, se dedicou à política e à administração pública.
Fora das quadras, Pampa trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 a 2002, e foi Secretário de Esportes de Suzano (SP) de 2007 a 2010. Também exerceu o carto de Secretário de Esportes em Campos (RJ), de 2013 a 2015. No mesmo ano, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco – Novos Projetos em Recife (PE). Além disso, trabalhou no Parque Olímpico de 2017 a 2019.
Mais um episódio envolvendo a geração dourada de 1992
O caso de Pampa é o segundo caso de um campeão olímpico em 1992 tornado público nesta semana com problemas de saúde. Na segunda-feira, Tande, de 54 anos, postou em suas redes sociais que sofreu um infarto na última sexta-feira. Ele informou que passa bem e que retornará às atividades normais nos próximos dias.