Valente, Joinville vence o Sesi de virada e empata o playoff
Tudo igual na primeira semifinal da Superliga Masculina Bet7k 2023/24. Jogando em casa, com o apoio da torcida, que fez uma bonita festa no Centreventos Cau Hansen, e de virada, o Joinville derrotou o Sesi por 3 sets a 2 – parciais de 19-25, 25-21, 16-25, 25-22, 21-19 – na noite desta quinta-feira (18/4), no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), pelo segundo jogo da série melhor de três.
O Sesi venceu o primeiro confronto, no início da semana, em Bauru. A decisão da vaga para a final será definida na próxima segunda-feira, quando as duas equipes voltarão a se enfrentar às 18h30, novamente na Arena Paulo Skaf, em Bauru.
Darlan, que marcou 48 pontos no primeiro jogo da série – estabelecendo novo recorde de pontuação na Superliga – terminou a partida com 39 (35 de ataque e 4 de saque). O ponteiro Honorato foi o maior pontuador de Joinville, com 18 acertos (16 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio).
O tie-break foi disputado ponto a ponto do início ao fim. Nenhum time abriu mais do que dois pontos de vantagem. E ambas as equipes tiveram o match point – Joinville teve o primeiro, no 14 a 13, com o desafio sendo usado para aumentar a tensão. Mas os donos da só fecharam no 21 a 19, parando Darlan duas vezes no bloqueio.
O Sesi busca o segundo título da sua história. Foi campeão na edição 2010/11, quando acabou com a sequência de três conquistas da Cimed e derrotou o Sada Cruzeiro na decisão. O time paulista chegou à final nas edições de 2013/14, 2014/15 e 2017/18 quando perdeu para a equipe mineira, e em 2018/19, quando caiu para o Taubaté na final. Campeão da Superliga B em 2023, o Joinville fez uma campanha histórica. Chegou, pela primeira vez, à semifinal, à frente de equipes mais tradicionais como Sada Cruzeiro, Farma Conde/São José e Minas.
O vencedor deste duelo vai enfrentar, na final, o ganhador do playoff entre Vôlei Renata e Vedacit Guarulhos, que se enfrentam na noite desta quinta-feira, a partir das 21h30, no ginásio do Taquaral, em Campinas. A equipe campineira lidera a série melhor de três por 1 a 0 – venceu o primeiro jogo por 3 a 2, em São José dos Campos (SP) – e pode se garantir na final. O Vedacit Guarulhos precisa vencer para forçar a realização do terceiro confronto, segunda-feira, novamente no ginásio do Farma Conde São José. A partida será transmitida pelo Sportv2, pelo Canal Vôlei Brasil e pelo streaming do Volleyballworld.
A final da Superliga Masculina será no dia 28 de abril (domingo), às 10h, no Ginásio Geraldão, no Recife, com transmissão pelo SporTV, Rede Globo e Volleyball World.
JOINVILLE: Rendrick Resley, Wallaf, Michel, Thales, Honorato, Leozinho e Tiago Brendle (líbero). Entraram: Guilherme Hage, Bisset, Robert, Lima e Cesinha. Técnico: Pedro Uehara.
SESI: Thiaguinho, Darlan, Éder, Thiery, Lukas Bergmann, Guiga, Vitinho (líbero). Entraram: Bender, Juan, Acerola e Robert. Técnico: Anderson Rodrigues.