Superliga B: goianos relembram trajetória em busca da taça inédita
Classificados para a elite, Saneago Goiás e Neurologia Ativa duelam pelo título nesta quarta-feira (24), em Goiânia
O ano era 2018 quando Saneago Goiás e Neurologia Ativa davam os primeiros passos rumo a um marco na história do voleibol brasileiro. Foram muitos desafios para que dois times goianos protagonizassem uma final de Superliga B Bet7k masculina. Para um deles, a conquista da taça nesta quarta-feira (24), a partir das 20h, na Goiânia Arena, em Goiânia, com transmissão ao vivo do sportv 2, será a consagração de um trabalho que começou há cerca de seis anos.
As trajetórias dos finalistas se desenrolaram paralelamente no período e, agora, Goiás contará pela primeira vez com dois representantes na divisão principal do vôlei nacional. Entre os nomes que desejam soltar o grito de “É campeão!”, estão personagens bastante identificados com os projetos, e que esperam viver um momento único na decisão.
No Saneago Goiás, que começou as atividades na temporada 2018/2019, o oposto Kauan Jaques carrega muitas ambições. O jogador 23 anos fez parte do time que disputou a Superliga 2021/2022 e acabou rebaixado. Após uma experiência em Portugal, acredita que voltou mais maduro.
– Essa final será o jogo mais importante da minha carreira, porque poderei colocar em prática tudo o que treinei e aprendi desde o começo. Quero mostrar que nosso time é uma verdadeira família. Na minha primeira passagem, não conseguimos o objetivo, mas, agora, venho de uma experiência internacional e vejo que consigo ajudar mais. Juntos, vamos com tudo em busca do nosso primeiro título da Superliga B – disse Kauan.
O atacante tem sido um dos destaques da equipe do técnico Hítalo Machado, que venceu 12 de 13 partidas na Superliga B Bet7k 2024, com direito à melhor campanha da fase classificatória. A vaga na decisão foi alcançada após dois triunfos sobre o Brasília Vôlei (DF), na semifinal.
– As equipes já se conhecem bem, e os jogos contra eles sempre foram acirrados. O diferencial para sairmos com a taça será manter o foco do começo ao fim, sem perdermos a concentração. Vamos dar o máximo de cada um, com raça, para vencermos essa batalha – afirmou o oposto.
De projeto social à finalista
A decisão goiana da Superliga B Bet7k masculina 2024 também contará com a força do Neurologia Ativa (GO), que surgiu como projeto de desenvolvimento do esporte como ferramenta de inclusão social no estado, em 2018.
Com a formação de uma equipe de alto rendimento, a iniciativa passou a alçar novos voos. Em 2022, veio a conquista do título da Superliga C, em Brasília. No ano passado, o time chegou às semifinais da Superliga B. No elenco desde 2020, o líbero e capitão Murylo Almeida, de 31 anos, é marca registrada.
– Essa partida será muito especial para mim, porque quando eu era infanto-juvenil, em 2013, estava no ginásio assistindo à final da Superliga B, em que o Alfa/Monte Cristo foi campeão em cima do Cimed/Atibaia. Sempre sonhei em jogar uma decisão. Foi emocionante termos conquistado o acesso para a Superliga e, agora, disputar o título vai ser uma sensação indescritível – define Murylo Almeida.
Nascido em Goiânia, o jogador ajudou o Neurologia Ativa a vencer 11 das 13 partidas desta edição. O time do técnico Derivaldo Mota teve a segunda melhor campanha da fase classificatória e, na semifinal, passou pelo Rede Cuca, em dois confrontos. Os feitos são motivo de orgulho para o atleta, que destaca a força do projeto.
– Trabalhamos muito duro para esse momento. Entre três disputas da Superliga C e uma Superliga B, o Sávio Beniz, nosso presidente, libero, médico e apaixonado pelo voleibol sempre correu atrás de tudo, fazendo o que estava ao seu alcance para que o Neurologia Ativa (GO) permanecesse vivo. Se jogarmos juntos, vai ser muito difícil nos parar – avisa o líbero.