Brasil com 18 atletas em todas as etapas da VNL feminina
Daniel Bortoletto esteve no treino da Seleção Brasileira hoje no Rio de Janeiro
Antes mesmo de estrear na Liga das Nações feminina de 2024, nesta terça-feira (14/5), o Brasil já tem uma decisão tomada para a competição: 18 jogadoras viajarão para todas as etapas.
Assim, Macris, Roberta, Kisy, Rosamaria, Lorenne, Tainara, Gabi, Ana Cristina, Julia Bergmann, Pri Daroit, Helena, Carol, Thaisa, Julia Kudiess, Diana, Luzia, Nyeme e Natinha, presentes no Rio de Janeiro, atualmente, viajarão para as duas etapas seguintes, na Ásia. E alguns fatores pesaram para o Brasil fechar assim o seu planejamento, com a Confederação (CBV) comprando a ideia e viabilizando o investimento para a viagem de um grupo maior de profissionais:
– A mudança no regulamento da VNL em 2024, flexibilizando a inscrição das atletas. Antes eram 14 por etapa (quatro partidas). Agora são 14 por jogo, com mudanças diárias se comissão técnica assim desejar.
– Manter a disputa por vagas em Paris-2024, com todas as atletas presentes nas três etapas classificatórias.
– Permitir que todas as atletas tenham o mesmo acompanhamento da preparação física e da fisioterapia nesta VNL. A comissão está satisfeita com o nível das jogadoras no começo de trabalho em 2024 (mas isso será assunto para outro texto).
– Dar mais rodagem para algumas jogadoras com a camisa da Seleção adulta, como a central Luzia e a ponta Helena.
Nesta segunda-feira, o Brasil realizou um treino aberto no Maracanãzinho antes da estreia contra o Canadá. Das 18 atletas, 16 foram utilizadas, com Thaisa e Lorenne poupadas em grande parte da atividade. As duas, inclusive, foram as únicas não utilizadas no jogo-treino contra a China, no domingo, na Urca, vencido por 3 a 2.
Zé Roberto não manteve na atividade de hoje uma clara formação titular. Alternou bastante as levantadoras Macris e Roberta com as mais variadas formações de extremidades: Kisy, Julia Bergmann e Ana Cristina; Rosamaria, Ana Cristina e Gabi; Kisy, Gabi e Ana Cristina… O mesmo valeu para as centrais e para as líberos.
A versão inicial deste Brasil-2024 será conhecida nesta terça. E, pelo visto, uma de diversas versões na caminhada até Paris.
Por Daniel Bortoletto, no Rio de Janeiro