Brasil bate o Canadá na estreia da VNL 2024
O Brasil estreou com vitória na VNL Feminina 2024. Jogando em casa, ao lado da torcida, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a equipe verde-amarela derrotou o Canadá por 3 sets a 1 – parciais de 26-24, 23-25, 26-24, 25-12 -, na noite desta terça-feira (14/05), pelo grupo B da competição. A Seleção Brasileira busca um título inédito, depois de três vice-campeonatos. O time do técnico José Roberto Guimarães usa a Liga das Nações para dar ritmo ao grupo pensando nos Jogos de Paris, que começam no dia 26 de julho.
A ponteira Ana Cristina marcou 20 pontos e foi a maior pontuadora do jogo. Outros destaques do Brasil foram Gabi, 13 acertos e Diana e Rosamaria com 12 cada uma.
O Brasil vota a jogar na quinta-feira contra a Coreia do Sul, às 14h, com transmissão pelo SporTV. O Canadá enfrenta a República Dominicana no mesmo dia, às 21h. Depois das coreanas, as brasileiras enfrentam os Estados Unidos, na sexta-feira, às 21h (com transmissão, sem imagens, pelo canal do Web Vôlei no YouTube), e a Sérvia, no domingo, às 10h.
José Roberto Guimarães escalou o Brasil com a levantadora Macris, a oposta Rosamaria, as centrais Julia Kudiess e Diana, as ponteiras Gabi e Ana Cristina e a líbero Nyeme. Kisy e Roberta entraram na inversão do 5 x 1 em todos os sets. A dupla que saiu do banco foi decisiva na reta final da terceira parcial e começou o quarto set como titular.
O jogo foi tenso, com muitos erros de saque de ambos os lados, típico da falta de ritmo, já que essa foi a partida de estreia dos dois times na temporada.
Outros três jogos abriram a VNL nesta terça-feira. Na primeira partida do dia, a Holanda derrotou a Bulgária, em Antalya, na Turquia. Na sequência, a Polônia superou a Itália por 3 a 0 e, no confronto antecedeu ao do Brasil, a China venceu a Coreia do Sul também em sets diretos.