Cuba venceu o Irã na VNL
Home Destaques Cuba assume liderança da VNL e dá salto por vaga olímpica
Destaques - Liga das Nações - 25 de maio de 2024

Cuba assume liderança da VNL e dá salto por vaga olímpica

Triunfo por 3 sets a 1 sobre o Irã faz cubanos fecharem a semana na zona de classificação para os Jogos Olímpicos


Cuba conquistou uma vitória importante na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste sábado (25/5), a equipe caribenha derrotou o Irã por 3 sets a 1, parciais de 25-20, 14-25, 25-21 e 25-21, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e encerrou a primeira semana da Liga das Nações (VNL) na zona de classificação para o megaevento por meio do ranking olímpico.

Com o resultado, Cuba fechou a participação na etapa inicial da VNL com três vitórias em quatro partidas, e assumiu a liderança, com 10 pontos. Além disso, o país garante até o momento a quarta e última vaga em jogo em Paris 2024, já que o Egito está garantido pela cota continental. Itália, Eslovênia e Argentina, respectivamente, ocupam as primeiras posições em aberto na corrida olímpica pelo ranking.

O resultado fez Cuba abrir frente diante da Sérvia, que ainda joga neste domingo contra a Alemanha, no Rio, mas sem chances de ultrapassar os cubanos nesta etapa. Confira como está o ranking mundial de seleções.

O central Simón comandou o triunfo de Cuba, com 14 pontos (oito de ataque, três de bloqueio e três de saque), ao lado do ponteiro Yant, que alcançou a mesma marca, com todas as bolas no chão em ataques. Lopez marcou 13 (11 de ataque, um de bloqueio e um de saque). No Irã, destaque para Salehi, maior pontuador do jogo, com 15 pontos (de ataque), seguido de Amin, com 12 (dois bloqueios e um ace).