Turquia vira e impede Brasil de assumir liderança do ranking
Alemanha saiu em vantagem, mas levou a virada da Turquia na VNL
A Turquia abriu a segunda semana da Liga das Nações feminina (VNL) com uma vitória de virada sobre a Alemanha por 3 sets a 1, parciais de 20-25, 25-20, 25-9 e 26-24, em Arlington, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (29/5).
O resultado impediu que a seleção turca perdesse a liderança do ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para o Brasil. Uma derrota hoje faria a Turquia perder de 12,4 a 17,4 pontos. Com 0,11 somado ao seu total, a Turquia chega a 381,04, com o Brasil, invicto na VNL, na cola com 373,51.
Para evitar a zebra alemã, a equipe de Daniele Santarelli voltou a precisar muito de Melissa Vargas e seu arsenal ofensivo. A oposta terminou a partida com 23 pontos, 21 deles no ataque, com 52% de aproveitamento. E veja a distância dela para as demais companheiras nas extremidades na pontuação:
– Ebrar Karakurt: 11, com apenas 27% de acerto no ataque
– Derya Cebecioglu: 11, substituindo Tugba Senoglu, com apenas um acerto
Na reta final do quarto set, com as alemãs reagindo, quem apareceu Zehra Gunes, pontuando no ataque e no block, para evitar o tie-break. A central terminou com 15 acertos, cinco no bloqueio.
Pelo lado alemão, a oposta Lena Kindermann anotou 14, enquanto as ponteira Lina Alsmaier e Lena Stigrot e a central Camilla Weitzel fizeram dez cada.
Na sequência da semana, a Turquia duelará com a Sérvia, a Coreia do Sul e os Estados Unidos. A Alemanha, por sua vez, pegará o Canadá, a Polônia e a Bulgária. Veja a tabela da VNL.