VNL: titulares americanos estreiam com vitória
Duelo com a Argentina foi o primeiro dos EUA com força máxima na Liga das Nações
Poupados na primeira etapa da Liga das Nações masculina (VNL), os titulares dos Estados Unidos estrearam na edição de 2024 nesta terça-feira (4/6). E deixaram a quadra, em Ottawa, no Canadá com vitória sobre a Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-21 e 26-24.
John Speraw escalou, desta vez, o que tem de melhor: Christenson, Anderson, Russell, Defalco, Holt, Jendryk e Shoji. Todos eles já convocados para Paris-2024 e que ficaram treinando durante a semana 1 da VNL, evitando a viagem para Antalya, na Turquia.
E a experiência desta formação fez a diferença diante dos hermanos. Ainda em busca da classificação olímpica, a Argentina começou melhor e chegou a ter vantagem cômoda de 20 a 17. Mas boas passagens de saque e um bloqueio bem posicionado fizeram os americanos virarem.
A reação encheu a seleção dos EUA de ânimo para a segunda parcial. E assim o domínio foi completo, com vantagem no placar do começo ao fim. Marcelo Mendez fez diversas mudanças na formação, em vão. No terceiro set, uma partida bem mais parelha, com a definição na margem mínima.
Entre os maiores pontuadores, Bruno Lima ficou na frente, com 15 acertos. O problema argentino foi a diferença dele para os demais. Os centrais Zerba e Loser vieram a seguir, com oito e sete, respectivamente. Pelo lado americano, números bem mais equilibrados dos atletas das extremidades: Russell (13), Defalco (13) e Anderson (12).
Na sequência na VNL, os Estados Unidos enfrentarão Itália, Sérvia e Canadá. Já a Argentina terão franceses, canadenses e sérvios pela frente.