Turquia sai atrás e tira Karakurt do banco para virar
República Dominicana levou a virada das turcas nesta quinta-feira
A Turquia também levou um susto nesta quinta-feira (13/6), na etapa de Hong Kong (CHN) da Liga das Nações feminina. As atuais campeãs saíram perdendo de um time alternativo da República Dominicana, mas viraram para 3 sets a 1, parciais de 17-25, 25-15, 25-17 e 25-18.
Para evitar uma surpresa ainda maior, Daniele Santarelli precisou tirar uma das estrelas da companhia do banco de reservas. Ebrar Karakurt não foi escalada como titular, com Hande Baladin e Derya Cebecioglu formando a dupla de ponteiras. No decorrer do primeiro set, ele testou Tugba Senoglu. Mas não deve ter gostado.
Karakurt foi titular a partir do segundo set, ajudando a mudar o panorama das ações e contagiando o time com a conhecida vibração depois de cada ataque. A camisa 99 terminou com 17 pontos, 16 deles no ataque, com 50% de aproveitamento. Baladin anotou outros 17 acertos, quatro a mais do que Melissa Vargas.
No time dominicano, o brasileiro Marcos Kwiek segue poupando alguns dos principais nomes para os Jogos de Paris. Ainda sem Brenda Castillo e Bethania de La Cruz, ele rodou muito o elenco. Entre as titulares, Niverka Marte, Yonkaira Peña e Jineiry Martinez começaram jogando, mas acabaram saindo no decorrer do encontro. Brayelin Martinez entrou em inversões e esteve pouco tempo em quadra. Sem suas principais atletas, Kwiek viu Alondra Tapia, 20 anos, fazer um bom jogo. Ela terminou com 14 pontos.
Na sequência na VNL, a Turquia enfrenta China e Brasil. República Dominicana tem pela frente ainda Polônia e Bulgária.