Eslovênia, em ótima VNL, se garante em Paris-24
Agora na liderança da VNL, Eslovênia carimbou o passaporte olímpico
A Eslovênia é mais uma seleção com o passaporte carimbado para o torneio masculino de voleibol em Paris-24. A confirmação da vaga aconteceu nesta terça-feira (18/6) ao vencer a Argentina por 3 sets a 0 (25-23, 25-22 e 29-27), pela Liga das Nações, para festa da torcida na capital Ljubljana.
Essa será a primeira participação olímpica do país na modalidade, o que é um feito e tanto para a geração atual, já considerada a mais importante da história do vôlei esloveno. Nos últimos anos foram inúmeras conquistas relevantes no cenário internacional: em 2019 os eslovenos foram campeões da Copa Challenger (atual segunda divisão da VNL) e desde então conseguiram mudar o patamar se tornando uma seleção competitiva que sempre dá trabalho às principais potências europeias.
Nas últimas cinco edições de Campeonatos Europeus, foram quatro pódios: três vice-campeonatos (2015, 2019 e 2021) e um bronze (2023). Além disso, a Eslovênia obteve o quarto lugar na VNL 2021 e a melhor campanha em Campeonatos Mundiais, em 2022, quando perdeu a disputa de bronze para o Brasil.
Com o triunfo diante dos hermanos, a seleção dirigida por Gheorghe Crețu assumiu a liderança momentânea da Liga das Nações, com oito vitórias em nove jogos. Maior pontuador da partida, o oposto Toncek Stern anotou 21 pontos e foi o nome da partida. O ponteiro Klemen Cebulj apareceu bem anotando outros 13. Pela Argentina, o saque pouco incomodou os adversários. Bruno Lima (12), Agustin Loser (11) e Facundo Conte (10) até conseguiram bons momentos, mas insuficientes para salvar o time.
A seleção dirigida por Marcelo Mendez ainda visa confirmar uma das vagas para Paris, mas o caminho não deve ser tão complicado devido à boa pontuação no ranking da FIVB. Por outro lado, esse foi o quinto revés da seleção argentina, que ocupa, agora, a nona posição, fora da zona de classificação para a fase final.
As duas equipes voltam a quadra na próxima quinta-feira. A Argentina encara a Turquia, às 8h, enquanto os eslovenos encaram os cubanos às 15h30 (horário de Brasília).
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei