Japão na semifinal da VNL masculina
Na abertura da fase de quartas de final, Japão superou o time canadense
A boa fase do Japão no cenário do vôlei mundial teve mais um capítulo nesta quinta-feira (27/6). Em Lodz, na Polônia, a seleção masculina japonesa se classificou para as semifinais da Liga das Nações de 2024, ao vencer o Canadá por 3 sets a 0, parciais de 26-24, 25-18 e 26-24, na abertura da fase de quartas de final. Agora, o time dirigido pelo francês Philippe Blain espera por Eslovênia ou Argentina na semi de sábado.
Na semana passada, em Bangkok, na Tailândia, o Japão ficou com o vice-campeonato da VNL feminina, perdendo o título para a Itália, depois de eliminar o Brasil na semifinal. Foi o melhor resultado da equipe na história recente da competição. Entre os homens, o Japão teve como melhor desempenho o terceiro lugar na edição de 2023, vencendo aos italianos na disputa pelo bronze.
Para se garantir em mais uma semi, a seleção japonesa precisou superar a ausência do ponteiro Ran Takahashi, lesionado. Tatsunori Otsuka foi o substituto. E ele teve boa participação, principalmente no segundo set.
O líder do time foi o ponteiro Yuki Ishikawa, autor de 26 pontos: 20 no ataque, 3 no bloqueio e mais 3 no saque. O oposto Yuji Nishida não brilhou tanto, terminando o jogo de quartas de final com sete pontos.
Pelo lado canadense, Eric Loeppky não repetiu boas atuações de jogos recentes, fazendo dez pontos, apenas seis deles no ataque. Sem um dos seus principais definidores, aumentou o peso em Stephen Maar e Arthur Szwarc, autores de 14 e 17 acertos, respectivamente.