República Dominicana sofre para vencer jovens americanas
Competição foi disputada em Santo Domingo, capital dominicana
A República Dominicana conquistou, na noite deste domingo (30/6), o Final Six da Norceca. Em Santo Domingo, com grande parte da equipe olímpica em quadra, as Rainhas do Caribe sofreram para vencer uma jovem seleção formada por universitárias dos Estados Unidos por 3 sets a 2, parciais de 25-15, 17-25, 23-25, 25-16 e 15-11.
Marcos Kwiek escalou como titulares Marte, as irmãs Brayelin e Jineiry Martinez, De La Cruz, Eve e Tapia. Apenas Brenda Castillo não foi relacionada e acompanhou o jogo das arquibancadas, ao lado de mais sete mil torcedores. Peña teve passagens por três parciais.
Brayelin Martinez foi o grande nome da República Dominicana, anotando 25 pontos: 21 no ataque, com 47% de aproveitamento, três bloqueios e um ace. A ex-jogadora do Dentil/Praia Clube foi eleita a MVP da competição. A jovem oposta Alondra Tapia, 20 anos, colaborou com 14, enquanto Jineiry Martinez e Bethania De La Cruz fizeram 11 cada.
Do lado americano, Merritt Beason, oposta da Universidade de Nebraska, marcou 15 pontos, enquanto Sarah Franklin, ponteira de Wisconsin, e Khori Louis, central de Florida State, empataram com 11. Veja mais estatísticas da final.
Na primeira fase do torneio, a República Dominicana precisou de cinco sets para vencer Porto Rico. Na preparação para Paris, Kwiek rodou muito o elenco durante a VNL, além de não ter contado com Castillo e De La Cruz em todas as etapas. O brasileiro deve confirmar, nesta semana, o elenco de jogadoras para os Jogos Olímpicos.