Mudanças na utilização do atleta reserva em Paris
Nova regra permite retorno de atleta lesionado(a) durante a competição
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, nesta sexta-feira (12/7), mudanças na regra de utilização do atleta reserva nos Jogos de Paris, uma novidade na edição olímpica de 2024.
De acordo com a FIVB, a última decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) permite flexibilidade ao usar o reserva. Antes, em caso de lesão, o 13º seria acionado e teria de continuar entre os inscritos até o fim da competição.
Agora, pela nova diretriz, é possível que o lesionado trocado volte a ser utilizado caso ele se recupere no decorrer dos Jogos. Ou uma outra troca seja necessária.
“A versão anterior da política previa apenas uma única substituição permanente, sem a possibilidade de o atleta lesionado retornar ao time uma vez recuperado. No entanto, para as disciplinas esportivas de Paris 2024, o COI permitirá excepcionalmente que as equipes tragam de volta o atleta lesionado se ele/ela tiver se recuperado e/ou se outro atleta AA estiver lesionado e precisar de ser trocado”.
No Brasil, Natinha e Honorato foram os escolhidos como atletas reservas para Paris-24. Confira a lista completa de todas as equipes participantes.
De acordo com a nota do COI, um atestado médico deverá ser fornecido pela Comitê Olímpico e validado pelo oficial médico da FIVB. O processo de mudanças pode ser repetido diversas vezes, sujeito ao procedimento atualizado.
O COI ressalta que esta política é exclusiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e revisará sua implementação para os Jogos de Los Angeles 2028.