Brasil vence o primeiro amistoso para a Alemanha
No domingo, as duas seleções voltam a se enfrentar, desta vez na Alemanha
No primeiro de dois amistosos, o Brasil venceu, na marra, a Alemanha, nesta sexta-feira (19/7), em Metz (FRA), por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 25-23, 29-31, 25-19 e 17-15.
No domingo, a partir das 9h, em Saarbrucken (ALE), o segundo e derradeiro duelo antes do embarque definitivo para os Jogos de Paris. O Sportv transmite ao vivo.
Durante o amistoso, os treinadores Bernardinho e Michal Winiarski procuraram dar ritmo para os titulares escolhidos. Tanto que a quantidade de mudanças aumentou apenas do quarto set em diante do lado brasileiro. Em comparação com a base mais utilizada na Liga das Nações de 2024, o Brasil contou com a volta de Bruninho no lugar de Cachopa. Nas demais posições, os nomes esperados: Darlan, Leal, Lucarelli, Lucão, Flavio e Thales.
Usando a mesma VNL como comparação, o Brasil voltou a mostrar algumas falhas no sistema defensivo. E isso vale para bloqueio e coberturas que deixaram a desejar em certos momentos. Ainda que seja preciso considerar jogos às vésperas da estreia olímpica sempre com intensidade um pouco mais baixa. Individualmente, Darlan foi o melhor do time no ataque no primeiro set e voltou a aparecer bem no tie-break. No segundo, Leal apareceu mais. Por falar no ponteiro, a linha de passe sofreu em alguns momentos, mostrando uma certa indecisão sobre quem deveria fazer a ação.
No quarto set, Bernardinho colocou Lukas Bergmann e Isac nos lugares de Leal e Flávio. E o jovem ponteiro mais uma vez mostrou viver um momento especial, com personalidade e sendo protagonista ofensivo do Brasil.
No tie-break, alguns erros de ataque do Brasil fizeram a Alemanha ficar quase todo o tempo em vantagem. O set foi arrastado, com diversas paradas para utilização do desafio, gerando longas paralisações e reclamações com a arbitragem. Fim do clima de amistoso e cara de jogo valendo medalha. Os europeus ficaram na frente até o 12-9. Com Cachopa e Alan em quadra, o Brasil reagiu e empatou. A virada aconteceu depois de um bloqueio de Lucão e um contra-ataque de Darlan. Valeu pelo espírito de luta!
BRASIL: Bruninho, Darlan, Leal, Lucarelli, Lucão, Flávio e Thales (líbero). Entraram: Cachopa, Alan, Adriano, Lukas Bergmann, Isac. Técnico: Bernardinho.
ALEMANHA: Kampa, Grozer, Schott, Brand, Maase, Krick e Zenger (líbero). Entraram: Tille e Fromm. Técnico: Michal Winiarski.