Alemanha surpreende o Japão na abertura do vôlei em Paris
Vôlei começa com emoção de sobra em Japão x Alemanha
Zebra na abertura do torneio masculino de vôlei dos Jogos de Paris. A Alemanha, fora do top 10 do ranking, derrotou o vice-líder Japão pelo Grupo C. Neste sábado (27/7), na Arena Paris Sul, no duelo das viradas, triunfo europeu por 3 sets a 2, parciais de 25-17, 23-25, 20-25, 30-28 e 15-12. O oposto alemão Gyorgy Grozer foi o maior pontuador da partida, com 24 acertos.
A equipe da Alemanha foi dominante no primeiro set. Logo no começo aproveitou um momento de muita instabilidade no passe do Japão para abrir 9 a 2, com boa passagem de Grozer pelo saque. Phillipe Blain tentou mexer no time, tirando Ran Takahashi, uma das estrelas da companhia. Mas o panorama não se alterou, com os alemães muito consistentes na virada de bola e surpreendente com maior volume de jogo.
A primeira “gafe” do vôlei olímpico aconteceu na primeira parcial. Os jogadores da Alemanha apontaram para a arbitragem um problema no adesivo dos cinco anéis, marca dos Jogos. Um representante da organização entrou e retirou parte do adesivo, deixando a conhecida marca com um anel a menos.
O equilíbrio foi a marca do segundo set. Os japoneses conseguiram defender um pouco mais, enquanto os alemães mantiveram a pressão no saque. O placar ficou igual até 23-23, quando o Japão pontuou em dois rallies, o primeiro belíssimo, para igualar o jogo em 1 a 1, mesmo ainda sem o brilho da dupla Ran Takahashi e Yuki Ishikawa. Yuji Nishida foi o nome do set.
A derrota na parcial anterior tirou a confiança da Alemanha. Com muitos erros, o time europeu viu o rival abrir 7 a 2. O treinador Michal Winiarski então tirou o ponteiro Tobias Brand e colocou Moritz Karlitzek. Rapidamente a desvantagem caiu para um ponto (9-8). Ishikawa, então, começou a ser mais decisivo no ataque, desafogando Nishida e deixando o Japão com uma vantagem mais confortável.
A Alemanha trocou os dois ponteiros para o quarto set. E viu o seu bloqueio incomodar os bons ataques japoneses. Blain parou o jogo com desvantagem de dois pontos e rapidamente Japão buscou a virada na volta. Mas os europeus não desistiram e voltaram a comandar a placar, na base da força de Grozer (19-16). A estreia das viradas, porém, tinha espaço para mais reviravoltas, com direito ao desafio corrigindo marcações da arbitragem. Os japoneses salvaram quatro sets points e com um ace de Kento Miyaura tiveram o match point. Mas a Alemanha, com um bloqueio e um erro de ataque dos rivais, fechou em um eletrizante 30-28 para forçar o tie-break.
O quinto set começou com a Alemanha abrindo dois pontos e a Arena Paris Sul ficando em silêncio depois de Brehme carimbar Ran com um ataque. Os japoneses perderam intensidade ofensiva e foram ficando para trás (3-7). Blain foi trocando peças e viu o desvantagem cair para um (9-10). Virada de novo? Desta vez não. Triunfo alemão para surpresa geral. Grozer foi o maior pontuador com 24 acertos, seguido por Ishikawa (22) e Nishida (20).
Por Daniel Bortoletto, em Paris