Argentina
Home Destaques Argentina eliminada na primeira fase em Paris
Destaques - Paris-2024 - 2 de agosto de 2024

Argentina eliminada na primeira fase em Paris

Terceira colocada na edição passada dos Jogos, Argentina agora cai na primeira fase


Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, a Argentina não tem mais chance de repetir a dose em Paris-24. Nesta sexta-feira (2/8), os hermanos foram eliminados do torneio masculino de vôlei.

Na abertura da rodada na Arena Paris Sul, derrota para a Alemanha por 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-21 e 25-21. Depois dos resultados negativos diante de Estados Unidos e Japão, a equipe dirigida por Marcelo Mendez precisava ganhar dos alemães por 3 a 0 e depois ainda torcer para um triunfo canadense sobre os sérvios no tie-break.

Mas a ducha de água fria veio logo no primeiro set. O saque da Alemanha fez estragos, com 3 aces e outras diversas quebras na linha de passe argentina. O alto bloqueio europeu aproveitou para fazer sua parte. Sem conseguir esboçar uma reação, a equipe sul-americana viu Grozer, Karlitzek & Cia. vencerem com facilidade. E, com exceção de momentos da terceira parcial, o time de Michal Winiarski dominou todo o confronto.

A Argentina jogou quatro Jogos  Olímpicos no voleibol consecutivos, algo sempre repetido com orgulho por atletas, integrantes da comissão técnica e pela comunidade da modalidade em geral.  Havia estado, ao menos, nas quartas de final nos três anteriores. E sem uma liga das mais competitivas e dificuldade para investimentos.

ABATIMENTO

Os jogadores argentinos sabiam que a tarefa da classificação era quase impossível depois da derrota para os japoneses. O central Loser era um dos mais abatidos.

– Eu quero chorar. Nosso time tinha expectativas muito altas em Paris. Mas nosso primeiro jogo (EUA) foi muito ruim. Melhoramos no segundo. Demos tudo, mas não era o suficiente – lamentou.

Restam agora perguntas sobre a continuidade de pilares desta equipe, como Luciano De Cecco e Facundo Conte, e como vai ser o processo de passagem de bastão para o trabalho por Los Angeles-2028.

Por Daniel Bortoletto, em Paris