Peña celebra segunda Olimpíada e foca em títulos no Minas
Ponteira defendeu a República Dominicana nos Jogos de Paris 2024 e vai para o terceiro ano na equipe mineira
A ponteira dominicana Yonkaira Peña está animada para a terceira temporada com a camisa do Gerdau Minas, atual campeão da Superliga. Ela aponta sua segunda participação nos Jogos Olímpicos, em Paris 2024, como valiosa para a sequência da carreira.
Após a disputa dos Jogos em Paris, Peña compete na Copa Pan-Americana, no México. Depois do torneio, retornará ao Brasil para defender o Gerdau Minas na caminhada em busca de mais uma taça nacional.
– Nossas expectativas são as de sempre: dar tudo de nós para alcançarmos o objetivo que é levantar essa taça mais uma vez. A Superliga, em toda temporada, é uma caixinha de surpresas. Nunca se sabe como ela vem, apenas que vem forte – disse Peña.
A ponteira foi destaque do time mineiro na final da Superliga 2023/2024, que terminou com vitória sobre o Dentil/Praia Clube por 3 a 1. Além de maior pontuadora da partida, com 23 acertos, ela levou o Troféu VivaVôlei como a melhor em quadra.
Em Paris, a República Dominicana foi eliminada nas quartas de final pelo Brasil, que conquistaria o bronze. Já em Tóquio, a seleção de Peña perdeu para os Estados Unidos, que viriam a conquistar o ouro.
Apesar do resultado, os confrontos difíceis, contra equipes consolidadas no cenário mundial, valorizaram a participação dominicana e amadureceram uma geração que buscará evoluir até Los Angeles 2028.
– A sensação de estar nas Olimpíadas, no meu caso a segunda, é algo que não há como descrever. É uma emoção, uma sensação única. Pena que já acabou e passou tão rápido. A nossa seleção sempre passa por renovações a cada ciclo olímpico. Temos um elenco muito bom e as meninas novas também são. Acredito que chegaremos mais fortes e experientes em Los Angeles – disse Peña.