Fê Garay participa de evento de projeto estudantil em São Paulo
20 alunos negros ganham bolsa de estudos em projeto apoiado pela campeã olímpica
Campeã olímpica em Londres-2012, a ponteira Fê Garay comentou sobre a importância do projeto “Ciclo Universitário”. Em uma parceria entre Nike e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a iniciativa visa dar bolsa de estudos a 20 jovens negros (14 meninas e 6 meninos) que morem na Grande São Paulo.
– Esse projeto é fundamental porque abre as portas da universidade para jovens que, em outras circunstâncias, nem poderiam sonhar com um curso superior. É importante porque permite que jovens negros de periferia tenham a oportunidade de sonhar e realizar um futuro promissor. Esses jovens não apenas realizam algo significativo para si mesmos, mas também causam um impacto positivo em suas famílias e em suas comunidades – comentou Fê Garay.
Garay comentou ainda da relação que tem os jovens, seja os beneficiados deste ano ou de outras edições do projeto. Fê afirmou que ela também aprende muito com a garotada.
– Sinto-me extremamente privilegiada por poder acompanhar essa trajetória com eles! Ver esses jovens chegando, amadurecendo e agora se aproximando da formatura é fantástico. Muitas vezes, sinto-me inspirada por eles e por todas as pessoas extraordinárias envolvidas na realização desse projeto. Ver o sucesso do projeto e já colher seus frutos é uma grande alegria, e sou profundamente grata à Nike por me convidar a viver essa experiência junto com eles – opinou a ex-jogadora da Seleção Brasileira.
O programa existe desde 2022 e teve a sua segunda fase agora em 2024, contemplando 20 jovens (14 mulheres e seis homens) para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o qual contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Além do custeio integral das bolsas, os estudantes receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de 4 anos de graduação.
O novo edital contou com o apoio do Corinthians sob o mote da campanha “Nossa história é uma página em preto”, que conectou o lançamento das camisas do time para a temporada 2024 à promoção de iniciativas de combate ao racismo. A participação do clube na iniciativa, que se comprometeu a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos, contribui com a discussão sobre a necessidade de aumentar a representatividade negra na gestão do esporte.
O evento de boas-vindas, realizado no último sábado (24/8) na sede da FESPSP, reuniu os jovens estudantes, seus familiares e representantes das organizações envolvidas. Como convidada especial, a atleta Fernanda Garay, apoiadora da iniciativa desde a realização do primeiro edital, vai compartilhar sua experiência nas quadras e fora delas.
Ao todo, foram mais de 200 inscrições recebidas para o ciclo 2024/2028. Para ser selecionado, o aluno teve que concluir o ensino médio em uma escola pública e ter feito pelo menos 400 pontos no último ENEM.