Osasco
Home Destaques Osasco bate o Sesi Bauru e fica com o título do Paulista 2024
Destaques - Estaduais - 11 de outubro de 2024

Osasco bate o Sesi Bauru e fica com o título do Paulista 2024


O Osasco/São Cristóvão Saúde conquistou, na noite desta sexta-feira (11/10), o 18º título de Campeonato Paulista Feminino de sua história. O time do técnico Luizomar de Moura derrotou o Sesi Bauru por 3 sets a 1 – parciais de 26-24, 25-20, 22-25, 25-18 -, no ginásio Paulo Skaf, em Bauru (SP), no segundo confronto do playoff. Osasco venceu também o primeiro jogo, terça-feira, no José Liberatti, também por 3 a 1. O Sesi precisava ganhar em casa para levar a decisão do título para o Golden Set (set desempate).

O Sesi Bauru chegou à final invicto e perdeu a invencibilidade justamente para o Osasco nesses dois confrontos finais. Tifanny foi a maior pontuador do jogo com 17 pontos, seguida por Thaisinha, Natália e Valquíria, todas com 13.

O Sesi estreia na Superliga contra o Barueri, no dia 19, às 18h, no ginásio José Correa, em Barueri. Osasco tem 10 dias de descanso e enfrenta o Unilife Maringá no dia 21, às 21h30, no ginásio Chico Neto, em Maringá (PR). Os dois confrontos serão transmitidos pelo SporTV. A Superliga Feminina 2024/25 começa na próxima quarta-feira (16/10) com a partida entre Dentil Praia Clube e Batavo Mackenzie às18h30, em Uberlândia (MG). A CBV anunciou nesta semana que todos os confrontos da Superliga terão o Desafio.

O JOGO

O Sesi Bauru esteve perto de vencer o primeiro set. Vencia por 23 a 20, mas em dois erros seguidos recolocou Osasco na partida. Na reta final, com Maira melhorando o passe no lugar de Valdez, e Natália fez a diferença, enquanto as donas da casa não conseguiam mais colocar as bolas no chão. Num erro de ataque da venezuelana Acosta, Osasco concretizou a virada e fez 1 a 0 na partida.

A derrota desestabilizou o Sesi, que começou perdendo o segundo set por 6 a 0. Henrique Modenesi trocou Acosta por Thaisinha para tentar melhorar o sideout e tirou também Mayhara para a entrada de Mayany. Osasco ampliou a vantagem para 10 a 4 e o treinador de Bauru promoveu a entrada de Lorenne, em processo final de recuperação de uma lesão no tornozelo, no lugar da oposta Bruna Moraes e sacou também Kasiely para colocar a jovem Isa Rocha. Nenhuma dessas substituições surtiu efeito e Osasco seguiu ampliando a vantagem no placar, para 10 pontos, fazendo 17 a 7. A ótima frente deu tranquilidade para Osasco administrar o marcador. O Sesi chegou a esboçar uma reação na reta final, teve a bola para fazer 21 a 23, mas acabou perdendo por 25 a 20.

Bauru voltou para o terceiro set com mudanças. Thaisinha e Lorenne foram mantidas, Mayhara voltou para o jogo e Mayany entrou no lugar da central Bia. Mais consciente no ataque e muito bem na defesa, o Sesi começou a pontuar nos contra-ataques com Kasiely e Thaisinha, principalmente. No Osasco, Luizomar trocou Callie por Larissa e fez a inversão do 5-1 colocando Kenya e Polina em quadra. Mas, o Sesi seguia bem nos contra-ataques e errando pouco e, apesar da reação de Osasco na reta final, as donas da casa conseguiram vencer por 25 a 22.

O quarto set foi nervoso para os dois lados, que cometeram erros nos momentos decisivos da parcial. Osasco abriu 11 a 8, cometeu dois pontos seguidos e permitiu a virada do Sesi para 12 a 11. Na sequência, foi a vez de Bauru cometer falhas no ataque e ver o Osasco fazer 16  a 12 e deslanchar para fechar o jogo e comemorar o título estadual na casa do adversário.

SESI BAURU: Dani Lins, Bruna Moraes, Mayhara, Bia, Kasiely, Acosta e Léia (líbero). Entraram: Lorenne, Mayany, Thaisinha, Isa Rocha, Ana. Técnico: Henrique Modenesi.

OSASCO SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE: Giovana, Tifanny, Valquíria, Callie, Natália, Valdez e Camila Brait (líbero). Entraram: Maira, Larissa, Kenya e Polina. Técnico: Luizomar de Moura.