Pódio masculino do Finals do Circuito Mundial de vôlei de praia
Home Destaques Finals termina com ouros de noruegueses e americanas
Destaques - Praia - 9 de dezembro de 2024

Finals termina com ouros de noruegueses e americanas


A temporada do vôlei de praia chegou ao fim neste final de semana, com a disputa do Finals e vitórias dos noruegueses Anders Mol e Christian Sorum e das americanas Kristen Nuss e Taryn Kloth. As partidas foram realizadas nas areias de Doha, no Qatar.

Mol e Sorum foram campeões vencendo os suecos David Ahman  e Jonatan Hellvig na final, por dois 2 sets a 0, com parciais de 21-18 e 22-20. Dessa forma, os noruegueses chegaram ao terceiro ouro e uma prata na competição nos úlimos quatro anos. A única derrota em final aconteceu justamente para a dupla sueca, número 1 do mundo, no ano passado.

No geral, Mol e Sorum agora coletaram 11 medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze ao longo das últimas três temporadas. Já Ahman e Hellvig ficaram com sua segunda medalha nas Finais e o 16º pódio geral no Circuito Mundial.

– É incrível estar no topo do pódio aqui no último torneio da temporada. Trabalhamos duro este ano, nos recuperamos de lesões, lutamos muito nas Olimpíadas e, agora, chegar a esta final e estar no topo é uma sensação incrível. Isso também nos dá muita motivação para continuar trabalhando agora na pré-temporada. Super, super orgulhosos deste jogo! – comentou Mol.

Na disputa pelo terceiro lugar do Finals masculino, Cherif e Ahmed, do Qatar, voltaram de um set abaixo e viraram para cima dos holandeses Stefan Boermans e Yorick de Groot, com parciais de 18-21, 21-15 e 17-15.

Americanas em destaque

A decisão feminina do Finals contou com duas duplas americanas. Kristen Nuss e Taryn Kloth conquistaram o bicampeonato superando as conterrâneas Terese Cannon e Megan Kratf por 2 sets a 0, com parciais de 21-19 e 21-17.

As campeãs do Finals faturaram seu oitavo ouro em etapas do Circuito, conquistando ainda a 12ª medalha nos últimos anos. Já Terese Cannon e Megan Kraft agora em uma sequência de quatro medalhas consecutivas no Tour, depois da prata no Gstaad Elite16, bronze no Vienna Elite16 e prata no Rio de Janeiro Elite16, mas seu primeiro ouro como equipe ainda não veio.

A medalha de bronze do Finals ficou com Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da Letônia. Elas asseguraram o terceiro lugar após venceram as chinesas Xue Chen e Xia Xinyi por 2 sets a 0, parciais de 24-22 e 21-16.

– Não sei se há muitas palavras aí, mas temos que dar um grande crédito às nossas companheiras americanas Meg e Terese. Que torneio! Estamos muito animadas para terminar a temporada assim. Que ano foi esse! Então, sair assim – acho que não dá para pedir muito melhor. É uma sensação muito boa – destacou Nuss.

Brasil no Finals

O país contou com duas duplas, uma de cada naipe. Evandro e Arthur Lanci avançaram da fase de grupos ao mata-mata. No entanto, eles foram derrotados nas quartas de final pelos holandeses Boermans e De Groot por 2 sets a 0: 21-13 e 26-24. Já Ágatha e Rebecca não passaram da primeira fase, com três derrotas e uma vitória em quatro jogos.