André Stein anuncia pausa na carreira
Campeão mundial na praia, atleta teve George como último parceiro e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris
Um dos grandes nomes do vôlei de praia brasileiro atualmente, André Stein, de 30 anos, anunciou na última quarta-feira (15/1) que fará uma pausa na carreira em 2025. A decisão, comunicada por meio de suas redes sociais, foi tomada para preservar sua saúde mental e refletir sobre os próximos passos dentro e fora do esporte.
Em seu depoimento, o capixaba revelou que o vôlei de praia, que sempre foi sua paixão, havia se tornado uma carga emocional pesada nos últimos anos, marcada por viagens, competições constantes e alta pressão.
– Decidi que precisava parar para refletir e cuidar de mim. Quero me reconectar com aquilo que me motivou a começar no esporte – afirmou André.
– Então esse ano, eu decidi que eu não vou jogar o Circuito Brasileiro e o Circuito Mundial, estou dando uma pausa. Esse ano, vocês não vão me ver mais em quadra. Foi uma decisão que pensei bastante sobre isso, tem anos que penso, em dar uma pausa dessas, porque é uma coisa muito pessoal. Não tem nada a ver com a equipe, com o parceiro – completou.
Com 12 anos de carreira e feitos impressionantes, André entrou para a história em 2017 ao se tornar o mais jovem campeão mundial de vôlei de praia, jogando ao lado de Evandro.
Em 2020, iniciou uma parceria de sucesso com George. Juntos, conquistaram o Circuito Brasileiro três vezes, e venceram diversas etapas do Circuito Mundial. Além disso, faturaram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e disputaram as Olimpíadas de Paris 2024.
Em outubro de 2024, após a conquista da etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro, André e George anunciaram o fim da parceria após seis anos juntos.
Apesar do afastamento das competições, André continuará investindo em projetos paralelos, como os “Beach Camps”, iniciados durante a pandemia. Sobre um possível retorno, ele não descarta a ideia, mas enfatiza que isso dependerá de uma mudança de mentalidade.
– Se eu voltar, será mais forte, mais leve e com objetivos claros. Quero aproveitar mais os momentos e o que o esporte pode oferecer.