Copa Brasil: Praia sofre, mas avança sobre Maringá e vai brigar pelo bi
O Dentil Praia Clube, atual campeão da competição, sofreu mais que o esperado, mas garantiu vaga na semifinal da Copa Brasil Feminina de Vôlei 2024/25, na noite desta sexta-feira (17/1), no UTC, em Uberlândia (MG), ao derrotar o Unilife Maringá por 3 sets a 2 – parciais de 25-12, 25-19, 22-25, 20-25, 15-12. O adversário das mineiras por vaga na decisão será o Sesi Bauru, que na noite de ontem eliminou o Sesc RJ Flamengo no outro playoff das quartas de final.
A oposta norte-americana Nia Reed foi a maior pontuadora do Praia, com 20 pontos. Macris acionou bem as centrais. Adenízia e Carol Gattaz terminaram o jogo com 13 e 14 pontos, respectivamente. Sofya Kuznetsova terminou a partida com 15 pontos e a Payton Caffrey com 12. A oposta Jaque foi a maior pontuadora do Maringá com 19 acertos. Fran Jacintho fez 15 e Gabi Cândido e Karol Tormena, 13. Gattaz faturou o Troféu Viva Vôlei.
A fase final da Copa Brasil Feminina acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, na cidade catarinense de São José. As finais da Copa Brasil Masculina serão nos dias 15 e 16, no mesmo local.
Ainda hoje sai o quarto classificado para as semifinais da Copa Brasil, no confronto entre Osasco São Cristóvão Saúde e Batavo Mackenzie, às 21h, no ginásio Professor José Liberatti, em Osasco (SP), com transmissão pela VBTV e pelo Sportv. Quem vencer o jogo vai enfrentar, na semifinal, o Gerdau Minas, que passou pelo Fluminense na partida de quinta-feira, em Belo Horizonte (MG).
O próximo adversário do Praia na Superliga é novamente o Maringá, na terça-feira (21/1), às 18h, em Uberlândia, pela terceira rodada do returno. O time mineiro lidera a competição nacional com 32 pontos e 12 vitórias em 13 jogos. Confira aqui a classificação completa da Superliga.
O JOGO
Depois de vencer os dois primeiros sets com facilidade, o Praia viu o Maringá crescer de produção no saque e no bloqueio. O time paranaense marcou 5 pontos de block contra apenas um do Praia. Consistente na sua virada de bola e bem no sistema defensivo, Maringá abriu vantagem na reta final da terceira parcial e teve personalidade para fechar.
No quarto set, Maringá manteve o ritmo agressivo e o Praia não tinha a mesma força de ataque pelas ponta. Nesse ritmo, a equipe do Sul fez 12 a 9, obrigando Marcão a pedir tempo. Mas, o saque do Maringá em cima de Payton e Kuznetsova conseguiu tirar a bola de velocidade do time mineiro e, pelas pontas, o bloqueio continuou fazendo um bom trabalho.
No tie-break, o Praia sacou bem e soube ler melhor o ataque de Maringá. As donas da casa abriram logo 3 a 0 no placar, depois ampliaram para 7 a 3 e administraram a vantagem até o final. Ju Carrijo entrou no 11 a 8, fez 2 aces e praticamente garantiu a vitória.
DENTIL PRAIA CLUBE: Macris, Nia Reed, Carol Gattaz, Adenízia, Payton Caffrey, Sofya Kuznetsova e Natinha (líbero). Entraram: Monique, Ju Carrijo e Suelen. Técnico: Marcos Miranda.
UNILIFE MARINGÁ: Vivian, Jaque, Fran Jacintho, Andressa, Karol Tormena, Gabi Cândido e Paulina (líbero). Entraram: Any, Natália, Arianne, Mikaela. Técnico: Aldori Gaudêncio.